13 de abr. de 2009

Alguém aqui conhece os X-Men?





Acredito que sim. Pelo menos uma vez na vida já deve ter ouvido falar, lido ou visto alguma coisa deles.Em minha opinião, considero os X-Men a saga de super heróis americanos mais interessante, criativa e intrigante do vasto universo dos comics americanos. Por quê, você pode se perguntar.


Bom eu não sei...mas acho que os três adjetivos que citei acima já seria o bastante. Pelo menos em minha opinião.


.X-Men, diferente dos demais super heróis, é capaz de conquistar a simpatia de pessoas que não curtam histórias de super heróis.


X-Men conquista pessoas de todas as idades, vejo isso por experiência própria. Aliás, diferente das histórias de SpiderMan, Batman e semelhantes, os X-Men não conquistam tanto o público infantil. Quantas crianças você vê por aí com bonecos,fantasias e artigos com Wolverine, Rogue ou Beast? Praticamente zero.


X-Men conquista um público adolescente e adulto. É o público muitas vezes já adulto quem coleciona as atuais revistas dos mutantes; é o público adolescente quem assiste as versões animadas.E por quê isso acontece?


Porque em X-Men você não possui um único personagem principal. TODOS são personagens principais em determinados momentos e coadjuvantes em outros.


Nos quadrinhos, a equipe não costuma permanecer a mesma por muito tempo, sempre á um sistema "rotacional" na equipe principal do Instituto Xavier. Então, quando você menos espera, aquele personagem que você aprecia ganha destaque.


Aliás vamos falar dos personagens. Sim, afinal, fora da história são eles que ganham os fãs, são eles que conquistam até aqueles que não curtem super heróis. Cada personagem possui personalidade, estilo, origem e claro, poderes próprios. Os poderes. E deixaram á muito tempo de ser histórias infantis. Sem dúvida, esse é o primeiro fator que conquista os fãs.


Os X-Men são mutantes, sabemos disso. Mas em vez do velho jargão de ganhar poderes através de algum tipo de acidente químico, a pessoa já nasce com esse poder. Na trama, os mutantes seriam a evolução da humanidade? Tudo indica que sim. Mas não é isso que o ser humano deseja. Os mutantes são considerados uma ameaça e devem ser detidos.


E os X-Men, embora lutem para proteger a humanidade, diferente dos outros super heróis que são louvados pelas pessoas que salvam, os X-Men são odiados justamente por aqueles que eles tentam ajudar. E isso nos faz admirar eles ainda mais.


A trama de X-Men é repleta de reviravoltas desde seu início. Os fãs já viram o surgimento de Magneto, a ameaça Sentinela, o Vírus Legado, a evolução da Arma X, a chocante saga Apocalipse, as viajens interdimensionais e claro, a Fênix.


Até hoje os quadrinhos dos mutantes seguem firmes, ás vezes com excelentes desenhistas e roteiros, outras vezes nem tanto...mas tudo sempre supervisionado pelo todo-poderoso Stan Lee e a editora Marvel.


No cinema, os X-men arrecadaram bilheterias desde o primeiro filme e, embora para os fãs, ter tido erros exorbitantes não podemos negar que Hugh Jackman e Ian MacLeen nasceram para ser Wolverine e Magneto respectivamente.


Em desenho, a primeira saga, baseada nas antigas e rudes hqs conquistaram uma legião de fãs que perdura até hoje; com o lançamento dos filmes surgiu a série Evolution onde foram apresentados os mutantes já conhecidos, como adolescentes em algo muito criativo e divertido de se ver. Isso sem mencionar que, graças á essa série os fãs receberam uma nova personagem que ganhou até revista especial: X23.


Mais recentemente fomos brindados com uma nova série que mostra, de certa forma, como anda o ritmo lá nas hqs. Embora tenham dado crédito á Wolverine(devido á seu filme que em breve estreará) os fãs das hqs poderão soltar rojões ao verem, pela primeira vez em animação, a bela Emma Frost, Dr. Sinistro e - pasmem - o prelúdio da Fênix com as Irmãs Stempford!


Confesso, sou fã de X-Men e só não sou uma viciada por falta de dinheiro para as revistas. Mas também...é impossível não ficarmos fascinados por cada mutante que nos dá um vislumbre de sua personalidade e poder.


Permitam-me que eu enumere alguns mutantes que considero como os meus preferidos:




- Rainha Branca - irresistível, a mulher de personalidade, boa e má ao mesmo tempo, extremamente poderosa e que sabe usar seus poderes telepáticos para seu próprio benefício.


- Magneto - poderoso, o rei do magnetismo. Para ele, se os mutantes são a evolução, então devem governar o mundo e derrotar a humanidade. Um ditador respeitável.


- Vampira - a garota intocável, de personalidade forte que possui o potencial para se tornar a mutante mais poderosa do planeta.


- Gambit - belo e galanteador, o ladrão com a capacidade de explodir tudo em que tocar(mas prefere explodir as coisas usando cartas de baralho), ele e Vampira são o casal perfeito.


- Feiticeira Escarlate - a toda-poderosa filha de Magneto. Mesmo com a personalidade doce, é capaz de distorcer a realidade, anular poderes mutantes e até gerar filhos de um andróide!




São muitos personagens que, se fosse para enumerar, não daria aqui. Só não posso esquecer claro, da Fênix. A força cósmica capaz de destruir planetas e que se hospeda no fundo da alma de Jean Grey. E, quando ela se liberta, prepare-se: pois s X-Men se tornam ainda mais surpreendentes.

2 comentários:

Roberta disse...

Eu conheço, eu conheço! *levanta a mão*. Apesar de eu ter perdido muita parte do meu conhecimento, e esquecido MUITA coisa (hd encheu com a faculdade, hahaha). Eu preciso me aprofundar de novo...

(ainda tá de pé nosso cosplay imaginário de Jean e Feiticeira Branca? XD)

HONORATO, Sandro. disse...

Eu conheço.
Scott é meju mestre

Beijos Tsu!

Confira Também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...