9 de abr. de 2011

O Desastre Japonês e os Animes


Como todos sabem, a tragédia que arrasou o Japão (e ainda arrasa) afetará, inevitavelmente, os mangás e animes que estejam sendo pulbicados e / ou exibidos deste momento em diante.
É possível que muitos animes e mangás sofram atrasos em suas publicações e exibições por conta do desastre. Isso é fato, devido aos problemas que a população vem enfrentando como racionamento, falta  de transporte, o constante medo da radiação e etc.
Entretanto este artigo visa a falar sobre as medidas tomadas pela imprensa japonesa. Por tempo indeterminado está terminantemente proibido que obras que abordem catástrofes naturais, guerras biológicas, desastres de radiação, tsunamis e semelhantes sejam colocados nas obras. Isso é uma medida imposta até que o Japão possa se recuperar e superar a trsiteza, angústia e medo do povo japonês. Claro que os japoneses e o mundo jamais esquecerão, mas certamente após algum tempo este desastre ficará no passado e poderá ser novamente abordado em meios de comunicação.
As obras que existem e que abordem este tema poderão continuar sendo publicadas e produzidas, porém nenhum material novo deve ser feito. E mesmo para as obras em andamento as cenas de destruição deverão, obrigatoriamente, ser evitadas á todo custo. Mas saliento aqui que as obras vigentes não serão canceladas; o máximo que acontecerá é um período em hiato (pequeno, médio ou longo prazo isso é algo que não podemos saber).
Os fãs de determinadas obras ao redor do mundo ficaram apreensivos. Afinal, certas obras que estão em andamento há anos poderão correr o risco agora de ficarem um longo tempo sem atualizações.As obras que decidi mencionar são três;

- COPPELION é um mangá de ficçao científica que está sendo publicado na editora Kodansha que aborda uma catástrofe no Japão causada por um acidente radioativo. Curiosamente uma situação quase idêntica á que o Japão sofre no momento então é melhor que os fãs esperem sentados o prosseguimento da história. O alívio é que o próprio autor disse no twitter que a editora não irá cancelar o projeto.
Ainda há chance.
- NEON GENESIS EVANGELION é o que mais preocupa os otakus do mundo inteiro. Quando finalmente o mais revolucionários dos animes finalmente iria ser retomado pelo seu criador em abril deste ano, os terremotos atingiram o Japão. Antes da tragédia a mídia e o mercado japonês direcionado ao público otaku estava investindo em diversos produtos com a marca da série (até caixa de bombons personalizadas para o Dia dos Namorados com as imagens de Rei e Asuka foram lançadas em edições limitadas), novos movies haviam sido produzidos, o mangá foi relançado para então seguir de onde havia parado e etc. O investimento e a expectativa provinha do fato de , por ser um mangá apocalíptico, seu final aconteceria em 2012.
O autor e a editora ainda não se manifestaram. Resta saber se o mangá permanecerá em hiato ou se o Japão aceitará continuar publicando-o (de meu ponto de vista há muito mais vantagens em continuar do que parar nesse caso).
- X-1999
Esse é um caso sério. Provavelmente esperaremos mais 15 anos até as tias do CLAMP resolverem dar o final da série. O foco de X é a destruição total causada por terremotos e mostrar o fim da humanidade e sobrevivência do planeta. Como o CLAMP já há muito deixara X em hiato sem qualquer explicação (dando origem ás mais diversas especulações) agora após a catastrofe é bem difícil que elas tenham coragem de retomar o projeto (se tinha intenção de o fazê-lo para concluir em 2012, essa possibilidade já era).
Resta apenas esperar e torcer para que um dia a bora seja finalizada.


Certas obras que, embora não contenham catástrofes como tal mas que ainda assim abordem terremotos, tsunamis e semelhantes terão essas determinadas cenas abortadas. Foi o que aconteceu com os episódios de Oniichan no Koto Nanka Zenzen Sukijanaindakarane! e até os episódios anteriores de One Piece.

O anime Tokyo Magntiude 8.0 foi tirado da grade de programação e não tem previsão de volta.

Há nós do outro lado do mundo resta apenas rezar pelas vítimas e pela recuperação do Japão. E claro, torcer para que os animes logo possam voltar a seus ritmos normais. Afinal, devido á tragédia é possível que até mangás que não abordem tais assuntos acabem ficando paralisados em sinal de luto.

~*~
 

18 comentários:

Eduardo disse...

Wow... A coisa tá bem feia... Proíbir mangás de retratarem cenas desse gênero... Eles devem estar bem traumatizados... São animes muito bons, mas é uma pena que terão que ficar na geladeira por um tempo indeterminado... Especialmente quando é praticamente difícil mudar o enredo. Quando se fala em destruíção o mangá inteiro é difícil falar do nada: Tudo voltou ao normal estamos bem e vamos seguir a nossa vida de volta :D

As coisas no mundo atual estão ficando cada vez mais tensas...

Daniel disse...

Oi, Tsu!
Aqui quem fala é o Daniel Lopes, apresentador do Pipoca e Nanquim e vim parabenizar seu blog. O achei ótimo.
Acabo de ler o post sobre Death Note, está fantástico.

Foi um prazer conhecer o Empadinha!
Convido você a conhecer o site do Pipoca (www.pipocaenanquim.com.br)
Beijos!

Mariana Sayuri disse...

Chega a ser bizarra a conhecidência entre certas previsões dos mangás e o que aconteceu @_@'
Vamos rezar muito pelo japão
Beijão Tsu
http://ondevaoasnuvens.blogspot.com

Andre Mansim disse...

Nada mais certo que os acontecimentos influenciem os artistas dos mangás... Pelo menos fica documentado para a posteridade!
Tsu, como é mesmo o nome daquele filme da Idade Média mesmo que vc me indicou? Vc tem o link pra baixar?
Um beijão, bom final de semana!

Eduardo disse...

Voltei para falar um negócio bem legal... Os Simpsons fizeram uma pequena homenagem á Laranja Mecânica, com a personagem Maggie (Achei estranho eles terem escolhido ela, mas ficou bem legal) o link do vídeo tá aqui: http://www.youtube.com/watch?v=R3eIfKHacgg

Manfio disse...

Evangelion NÃO pode parar agora que iria recomeçar. Concordo com você que nesse caso se não continuasse após toda a movimentação seria pior.
AH, finalmente após uma semana absolutamente ocupado, consegui um tempo para começar ler sua fanfic caos no velório. Li os 2 primeiros capítulos e gostei muito!

Wil disse...

Olá Tsu,
Pois é, essa tragédia afetou todos os segmentos da sociedade, não é mesmo? Não seria diferente com os mangás. Lamentável, trágico, porém, o povo japonês é muito guerreiro e sem dúvida alguma estarão recuperados dessa tragédia. Só não tem jeito para aqueles que morreram e deixaram suas famílias tristes. Mas tudo passa.
Adorei seu comentário lá no blog e espero um dia ver uma matéria aqui no seu blog com aquele tema.
Dá pra misturar tudo por aqui e tenho certeza que você tem competência suficiente para fazer.
Um beijo e bom domingo pra ti.

Anônimo disse...

Gostei da medida de não levar ao mercado obras que abordam desastres... Acho que de tanto o mercado publicar livros e fabricar filmes sobre o tema, acaba atraindo a tragédia.
É claro que não estou colocando a culpa nesses tipos de mangás. O que aconteceu no Japão tem causas geográficas; entretanto, acho aquilo que é divulgado, discutido, colocado para o público ler/assistir tbm influencia os acontecimentos.

Parece até hilário, Tsu! Mas é como penso... :P

Bjs ;)

Paulo Cheng disse...

É meio controverso esta atitude do governo japonês,pois cercear a imprensa, mesmo que a dos animes a relatarem o que aconteceu é uma atitude ditatorial e pueril, já que o Japão é tão influenciado pela cultura ocidental e capitalista, mas nesse aspecto se assemelha a uma China ou Coreia do Norte.

Valeu Tsu pelo comentário no meu site, abração pra ti.

lechu-chan disse...

Hm...

Não acho que proibir os animes e mangás tenha qualquer ado positivo.

Desde quando isso ajuda?? o.O

como cortar as melhores coisas do mundo vai fazer os japoneses se sentirem , pelo menos, menos tristes?

Concordo com a Ana...Só vai chamar mais atenção...

Victor Von Serran disse...

Eu assistia evangelion quase todo dia....

é estranho pois par mim o manga era uma maneira de exorcisar o medo e não propagar.acho que o governo japones deu bola fora,mais que eles estão traumatizados é fato !

abraço !

te vejo no cronicas !

Marcos Rosa disse...

Parece uma medida razoável, pelo menos até amenizar a dor e a tristeza, até porque não existe barreira para a arte.
E sobre o Simpsons e a homenagem a laranja Mecânica eu tb vi e lembrei da grande fã do filme: vc, hehehe. Tive aí em sua terra no último fim de semana pra assistir u2, eita cidade disposta a nos oferecer diversão heim?!

___
http://algunsfilmes.blogspot.com/

Andre Mansim disse...

Lógico Tsu, o que vc sugere?

Tsu disse...

Eduardo, adorei ver a Meg de Alex! Mas vc sabia que os Simnpsons já haviam feito uma homenagem á Laranja Mecânica/ Em um episódio antigo o Bart aparece vestido totalmente de Alex.
É...realmente ao pessoal do resto do mundo só resta esperar o Japão se recuperar do trauma e contuinuar a produzir as obras com temáticas apocalípticas. Afinal, goste ou não os melhores animes e mangás são sempre aqueles que possuem uma abordagem apocalíptica.

Oi André!
Epa...qual filme sobre Idade Média? Eu acho que falei vários rs. Era o Cruzada? Ou o Balck Death? Eu acho que vc curtiria mais o CRUZADA. É bem mais político e realista além de um final mais 'positivo".

Mary...As coincidências são tão bizarras que ás vezes chego a pensar que não são coincidências 0_0 Eu tenho certeza que o Japão irá se recuperar logo, o povo de lá é guerreiro!

Oi Daniel!!! Nossa obrigada pelo elogio! Espero poder contar com sua participação no blog mais vezes, sempre procuro escrever artigos bem explicativos e interessantes para o público! Estarei sempre visitando seu blog, que é ótimo.!

Tsu disse...

Oi Paulo. Bom eu na verdade não sei qual lado ficar. Se eu quiser ser humanista, ficaria do lado do governo. Mas como não sou, estou mais preocupada com as séries que ficarão inacabadas. Achei muita sacanagem o desastre ter acontecido bem quando o criador de Evangelion retomaria o trabalho. Mas...vamos ver como as coisas vão ficar!


Olha Ana acho seu ponto de vista muito interessante e remete aquele lance do poder do inconsciente coletivo..o poder da psique humana de tanto pensar em determinadas coisas e estas acabarem acontecendo. Mas é preciso levar em conta que muitas obras abordam temas apocalipticos e terremotos no Japão porque muito antes de isso existir o Japão já era assolado por catástrofes naturais. O erro é que o país se desenvolveu demais em uma ilha...e ilhas são sempre instáveis.
Claro que certas obras quando voltada para o apelo da violênciap odem incentivar os indivíduos de mente mais fraca mas no caso desses mangás apocalípticos..eles deram muito mais retorno financeiro para a economia do país do que problemas. Evangelion por exemplo é uma obra muito rentável de público e crítica. Chegaram até a personalizar carros!


Oi William!
Eu também penso que o Japão irá se recuperar rapidamente dessa tragédia. Eles conseguiram se erguer e se tornar a maior pot~encia eletrõnica do mundo poucos anos depois de sofrerem duas bombas atômicas! Perto disso esse tsunami/terremoto é fichinha.
Ovbrigada pelo incentivo. Mas, para fazer um artigo sobre a crueldade contra os animais eu teria de estar bem preparada psicologicamente pois seria um texto grande e bem reflexivo. É preciso fazer o povo se conscientizar que animaiks também possuem sentimentos.
bjs!


É Manfio. Todos os fãs estão torcendo para Evangelion continuar. Precisamos do final logo! Opa que lergal que vc curtiu a fanfic..se der essa semana coloco mais um capítulo dela! No momento tem o capítulo 3 on line =)

Tsu disse...

Oi Marcos.
Bom eu até concordo em partes com essas medidas japonesas mas acho que são coisas distintas. No caso de Evangelion o marketing levantado na obra mais ajuda do que atrapalha. HAHAHA acho que a maioria das pessoas que me conhecem quando veem algo de Laranja Mecãnica se lembram de mim. Essa foi a segunda homenagem que os Simpsons fizeram do filme..em um episódio mais antigo, o Bart se veste de Alex. Muito bom!
Aliás teve um capítulo que a Liza durante um número musical coloca uma cena do filme mudo Um Cão Andaluz..fiquei surpresa!
Vc esteve aqui? porque não avisou?

Olá Victor. Eu cheguei a ler os mangás de Evangelion e tenho toda a série mais os movies em dvd. Eu já imaginava quer o Japão tomaria estas medidas...penso que é mais para manterem uma imagem de politicamente correto para todos do que para não traumatizar a sociedade...


É Lechuga eu acho que uma coisa não incita a outra. Mas esse é o nosso pensamento. Tem muita gente que fala que influencia então para evitar tal coisa o Japão resolveu suspender certas séries.

Rubi disse...

Tsu, mas que post interessante! Quando vi pelo título imaginei que fosse algum mangá que não tivesse dado certo (hahahaha) e fui atraída, mais uma vez, pela curiosidade. E me enganei. Eu sempre gostei muito desse tipo de história, sem muitas fantasias, sabe? É o caso daquele filme 2012; não gosto de exagero. Embora o tema acabe levando a isso. Mas enfim, acho que se pode fazer boas histórias com coisas simples. Todos estes citados me interessaram bastante, confesso.

Tenho que admitir, agora minha sessão preferida é de Cosplay HAHA embora eu goste de todas. Quando o conteúdo é bom, sempre vale a pena ler. E eu aguardo ansiosamente pelos 'cosplayes fenomenais' HAHA embora eu já tenha visto muitos desses por aqui.

- Eu também penso como você. Às vezes não acredito que escrevi determinado texto HAHA mas enfim, o bom é que vamos melhorando com o tempo. Se você quiser mandar mensagem é melhor, porque dificilmente eu atendo alguma ligação HAHAHA nunca estou num lugar adequado pra isso. Então responder mensagens é mais fácil.

Ahhh, antes que eu me esqueça. Não sei se você já assistiu Freaks de Tod Brownin. Se sim, me avise (encontrei uma lista de filmes bem parecidos que são muito interessantes) Se não, recomendo HAHA - Se quiser que te mande a lista me fale. Acho que vai gostar dos filmes.


Beeijos, até mais!

Tsu disse...

Oi Rubi!!!!
AHSAH esse artigo que fiz sobre o Desastre Japonês e os Animes foi referente ao tsunami (não eu XD) que ocorreu no comçeo do ano. Com a tragédia, muitos mangás foram suspensos e alguns até impedidos de continuar. Como eu disse no post, todos os mangás com tema apocalíptico foram sancionados.
Ah eu vi esse filme 2012...muito exagero mesm oe com umas situações meio bizarras...mas eu gostei de ver algumas destruições 9só senti uma dor no peito quando a Capela Sistina foi destruída...visualizei meu prfessor de História de Arte gritando: NAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAO!!!!
Ah sobre animes do tema, Evangelion foi o mais revolucionário e mais perturbador..o autor ia continuar a obra esse ano, mas aconteceu o desastre no Japão e ninguém sabe quando ele voltará a escrever a obra.
Sério que sua sessão preferida é o Cosplay? Eu pensei que tu curtia os artigos kkkkkkk. Sobre cosplayer fenomenais eu já mostrei alguns e vejo cada coisa legal....mas tem uns muito legais que pretendo ir postando..mas vc sabe que eu não sei qual vc vai considerar fenomenal ou não rs.
Ah blz então vmaos nos respondendo por mensagem até pq seu cel não é Vivo ai eu não tenho bônus...e o ZW tá chegando o/ Vc vai achar muito legal (bom, eu espero!).
Não conheço esse filme não...alías to sem tempo de ver filme acredita/ Vejo apenas um e uma vez por semana....assiti um chamado Tráfico Humano....filme bem interessante e perturbador.
bjs

Confira Também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...