6 de jun. de 2011

Rurouni Kenshin / Samurai X

A saga do lendário battousai


Um dos mangás e animes mais cativantes e memoráveis de todos os tempos, Rurouni Kenshin (ou Samurai X, como ficou conhecido no ocidente) é uma das notáveis obras que aborda fatoshistóricos de forma agradável e simples.
Criado e desenhado por Nobuhiro Watsuki em meados de 1995 na mais popular editora de mangás, a Shonnen Jump. A série foi publicada durante quase seis anos, culminando em 28 volumes (56 no Brasil). O sucesso da obra rendeu uma série de tv com 95 episódios, um movie, uma série especial de OVAS e uma vasta quantidade de produtos. A qualidade da obra é comprovada facilmente, muito embora seucriador, Watsuki, sempre estivesse a menosprezar e criticaro próprio trabalho.

O cenário e a época em que se passa a história já é uma valiosa lição sobre o Japão feudal na metade do século XVIII. Nessa época (por volta de 1856 á 1868) o Japão passava por um de seus momentos mais turbulentos e significativos.
Com o início da chegada dos países do Ocidente, o Japão - que até então se mantivera isolado do resto do mundo - dividiu-se em dois lados claramente distintos. Um, o Xogunato, pregava a obediência total ao Imperador e a cultura intransaponível, não desejando que o país se aliasse ao resto do mundo. Do outro lado estavam os Monarquistas, que desejavam uma liberdade política no país e a abertura do Japão para a cultura e conhecimento de outras nações.
E esse choque de opiniões fez eclodir no país uma grande guerra civil, com exércitos que brandiam suas espadas em nome de uma nova Era. Isso ficou conhecido como Bakumatsu e, tendo os monarquistas ganhado a guerra, o Japão acreditou que, finalmente seria uma nação igualitária. Assim surgiu a Era Meiji.

E é no começo da Era Meiji que Rurouni Kenshin começa a contar as aventuras de Kenshin Himura, um gentil e simpático espadachim errante que possui uma cicatriz em forma de cruz na face esquerda. Na verdade, Kenshin é um exímio espadachim que se tornou conhecido no passado como Battousai - o Retalhador e que depois do fim da guerra sumiu sem deixar rastros.
Durante sua viajem portando uma sakabatou (espada de lâmina invertida) e agindo sobo voto de "não matar", Kenshin conhece Kaoru Kamiya, uma jovem geniosa que é mestra de um dojo de kenjutsu(técnicas de espada) falido. Após ajudar a garota a resolver um problema, Kenshin se torna hóspede-serviçal da solitária Kaoru.


Logo vemos que Kenshin é um idealista, procurando um meio de expiar os crimes que cometeu como retalhador á serviço dos monarquistas ajudando quem precisa e protegendo as pessoas ao seu redor. Para isso ele faz do estilo Hiten Mitsurugi Ryu - um conjunto de técnicas formidáveis com a espada que o ajudaram a se tornar uma lenda no passado.
Ao lado de Kaoru, Kenshin conhece o ex-trombadinha Yahiko Myoujin que, com um caráter exemplar e uma perseverança invejável acaba por morar no dojo e se tornar aprendiz de Kaoru (o que gera brigas homéricas). E é em Yahiko que vemos o crescimento de personagem jovem presente nos mangás shonnen.

Há também Sanosuke Sagara (ou Sano como é mais conhecido), um lutador com cara de maioral que carrega ideais sólidos no "Mau" gravado em sua camisa. Apesar de folgado, Sano éuma pessoa confiável que logo se torna o melhor amigo de Kenshin. O grupo conta também com a sábia médica Megumi Takani - uma rival de Kaoru no amor.
Após enfrentar o espadachim Jin-E que depois de dez anos foi capaz de despertar a fúria de Battousai em Kenshin, o grupo enfrentao temido chefe do clã ninja Oniwanbanshu, Aoshi Shinomori. Mas só na denominada Saga de Kyoto é que a história de Rurouni Kenshin se consolida.

Depois de uma violenta batalha contra Hajime Saitou (personagem histórico real) um policial que foi um espadachim do Shinsengumi, Kenshin aceita o pedido do ministro Ookubo (outro personagem histórico real) para ir á Kyoto evitar uma guerra que podem ergulhar o Japão em um novo caos.
O responsável por essa rebelião é Makoto Shishio, que outrora foi um temido retalhador á serviço dos monarquistas. Após uma tentativa de assassinato (fracassada) elaborada por seus próprios companheiros, Shishio - agora com seu corpo inteiramente queimado e envolto em bandagens - planeja vingar-se de todos para então alcançar sua ambição de conquistar o país.
Para a realização disso, Shishio dispõe de um engenhoso contigente militar, uma tropa de dez exímios guerreiros conhecidos como Juppongatana e um desejo de poder inabalável.

Não será fácil derrotar Shishio e Kenshin sabe disso. Além de seus amigos, Kenshin é obrigado a lutar ao lado de seu antigo inimigo, Saitou. Embora as diferenças cruciais, ambos possuem exarcebado senso de justiça, colocando a proteção do Japão encima de suas adversidades, tornando-se até parceiros.
Duranteo caminho para Kyoto, Kenshin conhece a espuleta ninja Misao, que decide segui-lo por acreditar que o espadachim possa indicar o paradeiro de seu tutor e paixão, Aoshi. Mal sabe a jovem Misao que a realidade lhe será cruel com relação á seu amado.
A batalha de Kenshin contra Shishio é um verdadeiro épico entre dois espadachins invencíveis no qual o destino do Japão está em jogo mostrando claramente que não existe lados inteiramente certos ou errados.
Depois da luta contra Shishio em um final digno, Kenshin e seus amigos retornam á Tóquio, mas a calmaria não dura muito tempo.


É nesse ponto que o mangá se difere do anime. No anime inicia-se a Saga dos Cristãos com o fanático Shougo Amakusa e, posteriormente outras sagas menores e pouco atrativas que seguem até o final da série. Já o mangá entra em sua última parte, a Saga da Vingança ( ou apenas Jinchuu). Esta saga foi animada em algumas partes em OVAS, que contam o passado de Kenshin possuindo uma qualidade incontestável.

Nesta fase, o passado de Kenshin não é só totalmente revelado, mas sendo um ponto crucial ao mostrar sua vida como retalhador á serviço dos monarquistas. É revelado inclusive, a razão de Kenshin decidir usar uma sakabatou e jurar a si mesmo nunca mais matar. Claro que a origem da estranha cicatriz em forma de cruz em sua face esquerda também será mostrada, bem como a presença da bela e misteriosa Tomoe.

O vilão desta vez é o sinistro Enishi Yukishiro que possui um único objetivo: vingar-se de Kenshin. Vingar-se por Kenshin ter assassinado sua amada irmã e, consequentemente tornando sua vida um inferno.
Para realizar sua vingança, Enishi esperou 15 anos onde, além de aprender sozinho um fantástico estilo de luta conhecido como Wattoujutsu ( uma mescla de técnicas de espada japonesa com artes marciais chinesas) se tornou o chefe da máfia de armas, desenvolvendo um talento invejável em tudo que queira fazer.

Mas Enishi só é capaz de pensar em vingança eo melhor meio encontrado para isso é atingir não diretamente Kenshin, mas sim tudo e todos que são importantes para ele.
Diferente da Saga de Kyoto, a Jinchuu não se prendeáfatos históricos ou batalhas pelo futuro do país. A saga Jinchuu é maisprofunda e sombria, explorando o psicológico e os confrontos morais de Kenshin. Mas isso não torna a história mais fraca, pelo contrário. As batalhas de Kenshin contra Enishi, os ideais de Sano, o crescimento de Yahiko e principalmenteo trágico passado do protagonista fez com que a maioria dos fãs considerasse a Jinchuu como a melhor saga de Samurai X.


Rurouni Kenshin é simplesmente fantástico e seu sucesso não se sustentaa penas em seus personagens profundamenete carismáticos. A principal razão do sucesso da série talvez seja por estar ambientada no caos do Bakumatsu e na Era Meiji, algo que os autores de mangás costumam evitar por ser extremamente difícil de explorar mesmo em mangás com temática histórica. Mas Watsuki foi um dos pioneiros que souberam ousar nesse tema ao publicar uma história longa em um mangá voltado ao público jovem.

Foi com esforço e maestria qe Watsuki desenvolveu uma obra agradável que ensina de forma descomplicada fatos de extrema importância na história do Japão. Além dos confrontos políticos e culturais, a obra fala sobre personagens históricos reais que contracenam com personagens fictícios. O mais atuante nesse quesito é sem dúvida Hajime Saitou, que é e ao mesmo tempo não é o verdadeiro Hajime Saitou, capitão de uma das divisões do Shinsengumi (um pelotão de exímios espadachins que lutou pelo Xogunato e até hoje possui uma legião de fãs).
Ao narrar fatos históricos no mangá de Rurouni Kenshin, Watsuki teve cuidado em tornar coerente -sua cartada de mestre foi a forma como ele emoldurou o assassinato doministro Ookubo para condizer com seu mangá.

Samurai X terminou com um final digno mas não definitivo embora tenhamos a certeza de que nunca haverá continuação. Possui mais aspectos positivos do que negativos. É original, agradável, vasta quantidade de personagens inesquecíveis, cativante e repleto de lições de história sem ser cansativo.
Mais do que recomendável, Rurouni Kenshin é obrigatório de ser conhecido e aclamado por todos os otakus e para aqueles que apreciam uma boa história que contenha um pouco de todos os gêneros, é simplesmente imperdível.

~*~

conifr também a análise psicológica do personagem Enishi Yukishiro aqui.

29 comentários:

Paulo Cheng disse...

Caramba, esse mangá já é bem antigo, já faz quase 15 anos. Não conhecia. Tsu, acabo de enviar as perguntas para a tua entrevista para o teu e-mail, lá tem todas as instruções, ok?

Abração pra ti.

Victor Von Serran disse...

Samurai x é classe !!!

eu sou o batosai retaliador !!!

tem um post chamado bushido vc ja viu ?

beijo

Eduardo disse...

Nossa, Samurai X quanto tempo...
Eu me lembro de quando eu era criança e toda vez que ia visitar a casa da minha queria botar no Cartoon Network para ver se estava passando Samurai X... Também eu sempre brincava de Samurai X... Uma vez eu fiz um X na minha bochecha com caneta Nankim... Quase rasguei minha bochecha de tanto esfregar para sair...

Sobre a Luzia novamente... Eu acho que ela tem um pouco de razão. É difícil admitir isso.. Mas acho que é a verdade... :/ Essa briga tá ficando tensa.

Sora disse...

Duvido que dê emprego, não ouviste dizer que portugal está em extrema crise? não á empregos nem para um terço da população, a unica coia boa que portugal tem são 800 anos de história e ser um pais bom para turismo...de resto pouco se aproveita -.-

Laura Brandão disse...

Adorei o teu espaço, obrigada pela visita!
Abraços e tenha uma Ótima semana =*

Cissa Romeu disse...

Oi Tsu (Pri),
minha professora! rsrsrs Agora estou entendendo o que é mangá! rsrsrs
:)
Que loucura!
Mas essas ilustrações são show garota!
Putz! Li duas vezes para entender algo! rsrsrs (não ri, tá bom!!!) rsrs
Mas nem faço ideia o que comentar!
Beijos e ótima semana, amiga!

Humoremconto
http://anaceciliaromeu.blogspot.com

Kamila Raupp disse...

Oi Tsu!
Samurai x é uma lenda! KJASKD
Estou assistindo um anime bem legal, o Lovely Complex, conhece? Em breve vou fazer um post sobre ele no blog! LJASKD

Beijão, Kamila.

http://vicio-de-leitura.blogspot.com

Mariana Sayuri disse...

Fato, fato, fato!! Rurouni Kenshin é uma parte da minha infância<3
Eu lembro como eu adorava a história, tinha até os ultimos mangás.
Não sei que fim levaram --'
Eu ja nem lembro muito bem da história, mas lembro de uma coisa, eu pagava um pau danado pro Sanosuke! xD
E eu adorava o Yahiko também.
É uma história que eu gostaria de ler todo de novo, porque o final, quando a Yumi entra na frente do Shishio... É tudo muito lindo nesse final.
Eu não cheguei a ver depois disso.
É um anime/mangá que com certeza vale a pena ver/ler de novo ;-;
Ai, dores no coração de saudade da infância
Beijo Tsu!
http://ondevaoasnuvens.blogspot.com

Tsu disse...

Oi Paulo o/
Sim, Samurai X é antigo mesmo...mas até hoje um clássico! Sabia que foi um dos primeiros mangás publicados no Brasil? E foi o primeiro que colecionei =)
Opa já vi as perguntas e salve ino meu pc, estou ansiosa para responder!
Tentarei te mandar as respostas dentro do prazo requerido pois assim poderia coincidir com um post que estou pensando em fazer.
Otima semana pra vc!
bjs

Oi Victor!
Opa, você é um conhecedor de Rurouni Kenshin! Mas acompanhou a série ou o mangá?
Eu não vi esse post do Bushido não...me passa o link?
bjs

aí Edu, beleza? Como está sua guerra com a Luzia? Mew, desencana, ela é o tipo de adolescente que quer chamar atenção...conheço bem esse tipo de gente. Mas como assim razão? Não vá para o lado ressentido da força kkkk.

Sério que você fez a cicatriz com tinta? hohoh deve ser engraçado..eu nunca fui fã do Kenshin...eu gostava do Aoshi e do Saitou mas quando vi o Enishi (que aparece apenas no mangá) elegi ele como o meu preferido.

bjs!

Tsu disse...

Olá Sora-chan!
Bom, eu sei que a Europa inteira anda meio em crise..mas pelo menos vocês podem ir para outros países mais facilmente...tipo meu sonho é conhecer França, Inglaterra....sem falasrt que sou apaixonada por arte clássica e aquelas catedrais lindas que só existem por aí.
Aqui no Brasil pode-se fazer praticamente tudo...pirataria é considerado crime, mas todo mundo faz e existe lojas que vendem produtos piratas que possuem licença do governo para funcionar...

Oi Humor Negro! Obrigada por deixar um comment no blog =)

Cissa o/
Como vc está?
O quê, eu professora em termos de mangá/anime? ahsahshas nem de longe! Mas fico feliz que meus textos estão ensinando coisas 0_0. Ah, o traço da obra Samurai X é bem legal..mas espere ver o de Angel Sanctuarty *.* Não irei rir...sei que para quem não conhece fralar da série de anime parece coisa do outro mundo, mas acho que você logo vai começar a curtir o/
Comente sempre, sempre! Independente de você gostar dos posts ou não!
bjs e excelente semana, amiga!

Oi Kamila!
AHSAHS né? Samurai X está virando lenda...esse anime que vocêncionou eu não conheço..do que se trata? Eu erstou terminando de ver Jogoku Shoujo mas aquela coida tem 3 temporadas...não aguento mais ver a Enma Ai mesmo ela sendo bonitinha rs.

bjs


Oi Mary!
Ah Ruroni Kenshin foi o primeiro mangá quwe comprei...tenho a coleção completinha em casa =)
Bom meu artigo explica basicamente a história..o Sano era legal..eu pagava pau pro Aoshi mas quando conheci o Enishi (que só aparece no mangá e nos OVAS da "passagem do tempo") descobri que eele é o meu personagem preferido da série e também o mais sexy rs.
Ah Shishio e Yumi era um casal sem igual...confesso que gostei muito da parte que você mencionou. Mas nada supera as verdades cruéis que o Enishi diz para o Kenshin o/
Olha só, meu artigo acabou gerando uma volta ao túnel do tempo XD.
bjs!!!

Manfio disse...

Um dos animes que mais marcou minha vida. Quando mais novo adorava filmes, desenhos e qualquer coisa relacionado a samurais e a história do Japão. E nisso o anime Rurouni Kenshin e o game Onimusha marcaram minha vida misturando fantasia com realidade.
Clássico!

Bruno Müller disse...

Muito bom o post, Tsu! Amo Samurai X, é um dos meus, sei lá, 3 animes favoritos! É curioso vc falar sobre a obra, pois logo falarei sobre ela tb no meu blog!

Aliás, como prometi taí o endereço do meu blog novo, finalmente ficou pronto!

http://prunosland.blogspot.com/

Faz uma visitinha lá e me diz o que achou! bj

Paulo Cheng disse...

Fiz um post e te citei, pinta lá e comenta, ok? Bjssss

Laura Brandão disse...

Claro q aceito parceria ;)
Só q no meu blog eu só adiciono links. ( Na parte Recomendo )
Se for do teu interesse, retorne ok!
Abraços e Ótima semana!

*♡* Jane Dos Anjos *☆* disse...

Samurai X...Putz, anime bom demais, assisti alguns episodios, mais vida de mami é tragico, quando eu penso que vou ter um tempinho lá vem trabalho de novo, eu já tinha te falado que amo o Kenshin e que acho ele lindo, assim como o Spike Spiegel do Cowboy Bebop ou o Darien de Sailor Moon...rsrsrsrsrs...beijoooos Tsu!!

Harah Nahuz disse...

Eu não fazia idéia de como era profundo,quanto conteúdo interessante,um pano de fundo histórico.
Gostei mesmo da resenha ^^
beijão :)

Dantop♥ disse...

Vlw Tsu, seus comentarios são mto importantes pra mim, e eu fico contente de saber q vc não considerou plágio (jah q até eu considerei....rsrs) e que vc REALMENTE lê o meu blog com frequencia....não q eu não acreditava em vc, mas hj em dia, gente q lê msmo e gosta são raras, e vc é uma em 100, vlw, msmo.
Afinal, foi vc q me achou, e fico mto feliz com isso, jah que eu te entendo (de um jeito beem estranho), quando vc escreve, eu não bóio ou leio duas vezes pra entender...não sei se é pq vc escreve de um jeito culto e fácil ou se é pq eu realmente entendo qndo VC q escreve....mas tanto faz, de qualquer jeito, vc é mto boa e seu blog é ótimo!!! Obrigada msmo por ter me achado...
Ah, e q bom q vc gostou do elogio...não foi pra puxar saco, mas é que eu acho mta sacanagem os blogueiros q pegam posts jah criados ou ideias de outros e colocam em seus blogs mixurucas e sem conteudo próprio. Sempre q eu pego ideias ou posts prontos de alguem (como testes, cantadas idiotas, filmes...)eu faço questão de dizer de onde eu peguei (a não ser q eu não lembre...) pq eu tenho certeza q EU ficaria magoada e irritada se copiassem e dissessem como deles coisas q eu escrevi com o coração ou tive o trabalho de pesquisar..mas até agora ninguem (q eu saiba) fez isso comigo..
Obrigada msmo, por td, pelos contarios tmb, sempre entro no seu blog e adorei o post das kunoichis de Naruto, vc realmente falou como elas são, sem fixação ou preferencia (apesar de eu achar, pelo post, q vc adora a Temari...kk), eu não dou conta de ser imparcial...sou mtoooo fixada na Hinata♥....vc tem mais força de vontade..kk
bj bj, vlw

O.b.s.: Ah sim, eu AMOO falar do Do Contra, e q boom q vc gostou...eu não ia coloca-lo pq, tipoo, é sobre animes e ele é brasileiro, mas se eu não posso ter liberdade no meu próprio blog, não posso ter em lugar nenhum, não é?♥♥

O.b.s.2:Eu fiz esse comentário primeiro no meu blog, como resposta, então eu pus akii..Ah, e eu adoro esse anime, mas, infelizmente, só assisti até o cap. 20...meu irmão q tava baixando e ele desistiu, e como eu estou baixando meu eterno Inuyasha, não tenho tempo..(eterno pq faz quase um ano e meio q eu toh baixando e não acabo....isso me dá vergonha, mas tenho q assumir...sempre esqueço)

Tsu disse...

Olá Manfio!
Samurai X também marcou a minha vida...e foi por ele que comecei a comprar mangás..tenho

hoje a coleção completa =) O legal de Samurai X que, ao tratar do período histórico, ele

nunca fica maçante!

Oi Bruno!!
Opa, legal você ser fã de Samurai X! Acompanho o mangá e o anime? Eu prefiro muito mais o

mangá por conta da saga da vingança.
Será que fizemos alguma ligação psiquica para abordar a mesma série quase ao mesmo tempo?

rs
Opa, finalmente seu blog novo! Estou indo ver!

Poxa, Changão (posso te chamar ssim também?) valeu mesmo! Fiquei honrada com a citação o/

Ah sobre as perguntas...vou ver se consigo te responder dentro do prazo é que tô meio

atolada! Mas acho que, no mais tardar, na sexta eu te mando!

Oi Laura!
Opa pode ser uma parceria assim também! Jpa estyou colocando seu link no meu blog o/
bjs e boa semana!

Jane \o/
Ah eu lembro que você mencionou que gostava do Kenshin...em contrapartida eu sou fascinada

pelo Enishi, o maior inimigo dele (que aparece apenas no mangá). Aquele cara é estiloso

demais!!! Fiz até uma análise psicológia dele, com o link no final da postagem, você viu?
Você curte Cowboy Bebop!!! *.* Não acredito!!!!! Sabia que eu vou fazer o cosplay da Júlia,

o amor do Spike =) ?
Meu galã de anime preferido é o Itachi Uchiha de Naruto...seguido pelo Mello de Death Note

mas acho que isso você já sabe rs...
bjs e excelente semana!
aqui em SP tá suuuuper frio!

Oi Harah!
Então, tem muito anime que trabalha com pano de fundo histórico, outros que se dedicam ao futurismo, a atualidade e aqueles que focam o psicológico (esse aos meus olhos são os melhores).
Obrigada pelo comment!
bjs

Paulo Cheng disse...

Tsu, relaxa, não quero pressionar vc, só sugeri postar nesta sexta caso vc estivesse sem muita correria, mas podemos colocar na próxima, vc é quem sabe, mas por favor, não estou pressionando, ok?

Abração e pode me chamar sim, agora vai ter que pagar direitos autorais a André Mansim, kkk.

Sandro Mangueirense disse...

Não sou conhecedor de mangás. Na verdade, tudo que sei sobre o assunto foi através da blogosfera, porque percebi ser um tema recorrente, então passou a me chamar atenção. Muito boa a forma como você descreve esse, com riqueza de detalhes.

http://estacaoprimeiradosamba.blogspot.com/

Tsu disse...

Oi Dantop!
Que nada, eu só falei a verdade!
Eu já sofri plágio e sei muito bem como funciona as coisas...você mencionando de onde tirou a idéia e coisa e tal já é a prova de que não é plágio!
Ah eu encontrei seu blog acidentalmente enquanto procurava no Google algo totalmente diferente e agora não lembro o que era. Gostei do visual gostei dos temas e resolvi deixar recado. Sabe, muitas vezes eu deixo recados em blogs e não obtenho nenhuma respostas, acho isso uma falta de educação. Sempre que me deixam comentários eu respondo e fico muito feliz quando consigo manter contato com pessoas que tenham gostos parecidos com os meus.
Eu espero poder manter contato contigo sempre para que possamos ir trocando idéias! Adorei esse último comentá rio que me deixou, gostei mesmo =). Você tem personalidade, adoro isso.

Olha, sobre o post das kunoichis eu tentei ser o mais imparcial possível pois sei que existem fãs xiitas das personagens. A Hinata eu vejo que é uma das mais queridas mas eu só comecei a gostar dela depois que ela se sacrifica pelo Naruto...mas sim, você não errou. Eu realmente adoro a Temari. Talvez porque ela é poderosa, orgulhosa e segura de si. Sem falar que não sofre paixonites (e talvez por isso seja ela a única que possui um amor retribuído - entenda, Shikamaru).

Ah mas a TMJ é um mangá brasileiro praticamente. Eu não acompanho só comprei aquele Caderno do Riso porque é uma paródia ótima de Death Note...mas conheço os personagens.

Samurai X é um anime perfeito! Se bem que eu prefiro o mangá devido á saga da vingança que é excelente. Se você otou, eu fiz artigos de outros animes legais (alguns pretendo até repostar). No momento estou acabando de ver Jigoku Shoujo e depois pretendo assistir o alclamado anime adulto Monster. Mas não sei quando porque estou cheia de filme pra assistir @_@.
Ah e se você curte Naruto, te convido a conhecer minhas duas fanfics: Caos no Velório e Divinos Pecados. Creio que uma delas você pdoerá gostar.

bjs e desde já muito obrigada por sua presença aqui no meu blog ^^

Sora disse...

Tens razao, mas a espera stressa mesmo muito e a entrevista correu-me bem demais, a mulher que fez a entrevista ate pediu o numero das calças e das camisolas, que é tipo para fazer farda :s áá angel beats é o melhor mesmo essas duas musicas My song e Ichiban no takaramono são mesmo muito tristes, mas por acaso são as que eu mais gosto de cantar, relaxam :3, depois mostra-me esse anime que falaste, vou agora mesmo pôr um anime novo no blog :3 o pessoal até é capaz de gostar ^.^ eu pelo o menos gostei do trailler :3

Bruno Müller disse...

Pode crer Tsu, a matéria sobre Samurai X sai daqui a algumas semanas. Ei, tu conseguiu baixar o filme(Lilya 4-ever)??
bj

Anônimo disse...

Sou da Madeira ou bem dizendo Ilha da Madeira!Ainda bem que as minhas aulas tão acabando!Boa sorte para as suas!


Xau kisses

Anônimo disse...

Olá Tsu, depois de um bom tempo estou por aqui denovo hehe Já que você curte a trilogia dos X-men acho que meu novo post pode te interessar http://thecinefileblog.blogspot.com/2011/06/x-men-primeira-classe-critica.html
Quando teremos mais uma análise de filme tua?! adoro seus textos!
um abração!

Paulo Cheng disse...

Tsu, acabo de postar tua entrevista, ficou muito legal, agora é divulgarmos, vou deixar todo o fim de semana, ok?

Sim, um dos vídeos que vc me mandou, não consegui colocar, pois o código de incorporação foi suprimido pelo autor do vídeo, e com o endereço de url não tinha como colocar no blog, ok? E só coloquei dois somente.

Abração, vc merece.

Paulo Cheng disse...

A galera já tá chegando junto lá comentando Tsu, tá bombando cara. Parabéns.

Helaine Albuquerque disse...

Oi, Tsu!! Que grata surpresa vir ao seu blog e ver um post sobre Rurouni Kenshin, é um dos meus animes preferidos! Sabe, eu sou uma "otaku" das antigas. Estou meio por fora dos animes recentes mas continuo apaixonada pelos da "minha época" (nossa, falei igual uma idosa agora... rs)! Amo Cavaleiros do Zodíaco de paixão, adoro DBZ, Rayearth, Peace Maker, Karekano, etc., sem esquecer do meu anime preferido de todos os tempos: Yu Yu Hakusho!

Acebei de responder ao seu post no meu blog mas vou responder aqui tb: sim, uma parceria seria muito bem-vinda! :D

Beijos!

Tsu disse...

Oi Sora-chan!
Hum..olha pra mulher da enterevista ter pedido todas essas informações ép orque certamente ela gostou muito de você e as chances de ser chamada são grandes!
Ah então eu to pra fazer um artigo capricvhado sobre X-1999 mas antes preciso reler o mangá (que
até hoje não foi finalizado), o movie e a série de TV. X-1999 é pra mimn a melhor obra do Clamp.
Procure assistir tanto o movie 9é trágico) quanto a série de tv.

Ah eu fui entrevistada pelo site de um amigo meu, o Paulo Cheng: www.paulocheng.com e se puder,
depois dá uma passada lá =)
bjs

Oi Bruno!!!
Então eu nem tive tempo de baixar esse filme ainda! Acontece que minha net em casa é muito lenta e
complicada de modo que preciso esperar que meu pai consiga baixar na casa dele, onde a internet é
boa! rs...ah Bruno, eu fui entrevistada pelo blogueiro Paulo Cheng: www.paulocheng.com e se puder,
depois dá uma passada lá =) Eu mencionei seu blog lá na entrevista!
bjs

Oi Mar-chan!
Opa obrigada!

Oi Laércio!
Quanto tempo! Opa eu vou ler sua trilogia depois porque pretendo ver o filme nesse domingo! Sou fã
de X-Men e quero ver e sse filme novo por causa da Rainha Branca! E sabia que eu fui entrevistada
pelo blogueiro Paulo Cheng: www.paulocheng.com e se puder, depois dá uma passada lá =) Eu mencionei
seu blog lá na entrevista!
bjs!


Oi Paulo!
Nossa eu fiquei surpresoa em como minha entrevista repercutiu1 Fiz até um post sobre isso no blog,
mandando o pessoal aparecer aqui!
Desde já muito obrigada pela oportuhnidade que você me deu! Adorei ser entrevistada no seu bolog!

Bjs meu amigão! Te conheço á pouco tempo mas já te considero pra caramba!

Oi Narnia Queen!!!
Nossa, sério mesm oque você curte anime? Então além do Ben Barnes temos outras paixões em comum!
Ah tem muitas series novas que são de arrasar, dcomo Death Note, Ergo Proxy...e ate o classicão
Evangelion. Eu tenho um artigo sobre Rayearth no blog, você gostará de ver!
Opa farmeos então a Parceria! Eu fiquei deliciada de ver um blog focado no Ben *.* Oh Ben...sempre
tão lindo! o/ O homem dos sonhos ahshashahsahs.
Vc tem botão pra eu colocar no blog?
ah, eu fui entrevistada pelo blog do Paulo Cheng (www.paulocheng.com) dá umao lhada lá, a entrevista ficou legal e eu até mencionie o Ben!
bjs

Confira Também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...