15 de jan. de 2011

Guerreiras Mágicas de Rayearth


" Por favor, salvem este mundo, ó Lendárias Guerreiras Mágicas!"



Encantadoramente popular, Guerreiras Mágicas de Rayearth é sem a menor dúvida uma das mais populares e importantes obras do estúdio CLAMP(se não for o mais).
Criado em 1994, as aventuras das três adolescentes Lucy, Marine e Anne (Hikaru, Umi e Fuu no original) no mundo mágico de Zephir (ou Cephiro) foi um estrondoso sucesso, consolidando o grupo CLAMP no universo dos mangás. Foi através de Guerreiras Mágicas que o grupo CLAMP desenvolveu seu mascote oficial, o bichinho (?) Mokona.

Aqi no Brasil as aventuras do trio de heroínas foi um notável sucesso e o anime foi exibido no canal SBT. Porém na época em que foi exibido aqui (meados de 1996) o anime sofreu as mais diversas injustiças da emissora. Cortes em fitas e edição de episódios (semelhante ao que ocorreu com Samurai X na Globo) e mudanças constantes de horário tornavam praticamente impossível para os fãs acompahnarem a saga na íntegra. Só em meados de 2002 que o destino de Guerreiras Mágicas no Brasil começou a mudar. O mangá das heroínas foi lançado e o anime legendado por fãs.

Ao todo Guerreiras Mágicas de Rayearth conta com um mangá original em 6 volumes (12 no Brasil), uma série em anime de 49 episódios, 3 OVAS especiais (com uma história alternativa) e uma vasta linha de produtos. E é sobre os três primeiros, logicamente, que este artigo irá tratar.
Em todas as versões (um pouco de excessão com relação ao OVA), a história principal é a mesma. Durante uma excursão escolar na Torre de Tóquio, as jovens Lucy, Marine e Anne que até então não se conheciam, são transportadas misteriosamente para o mundo mágico de Cephiro. Lá, ainda assustadas e confusas, elas são orientadas pelo guru Cléf, um mago baixinho e extremamente poderoso que lhes explica onde e porquê estão naquela estranha e bela terra.

Cephiro esá á beira da estruição pois a princesa Esmeralda - o pilar daquele mundo, responsável por manter a paz com o poder de suas orações - foi raptada pelo sumo-sacerdote Zagato. Presa e incapaz de orar pelo bem de Cephiro, Esmeralda usa suas últimas forças para convocar, de outro mundo, aquelas que poderão salvar Cephiro da destruição: as lendárias Guerreiras Mágicas.
Embora as garotas achem isto parecido com um jogo de RPG, o perigo é real e elas logo descobrem que deverão lutar com todas as suas forças para salvar Cephiro e voltar ao seu próprio mundo. Mas os desafios enfrentados colocam em perigo não paenas suas vidas mas também seus sentimentos.

Para lutar contra os poderosos servos de Zagato, o trio além de estarem armadas com espadas e armaduras únicas, utilizam magias poderosas ligadas ao elementos naturais (Anne é o vento, Marine a água e Lucy o fogo). Para enfrentar Zagato, as guerreiras ainda precisam despertar os mashins: gênis protetores de Cephiro, como descrito na lenda.
Durante a difícil jornada, Lucy, Marine e Anne tornam-se amigas insepráveis, guiadas pelo simpático Mokona (uma curiosa criatura que libera os mais variados objetos do cristal de sua testa). As garotas só não imaginavam que a verdadeira batalha será muito mais difícil e surpreendente do que sequer poderiam imaginar.
Com o final da grande batalha, se encerra a primeira fase de Guerreiras Mágicas. E, na segunda parte, quando as garotas são transportadas novamente para Cephiro - que agora está se autodestruindo sem a sustentação de um Pilar - é que a história e o desfecho do mangá e do anime tomam rumos completamente diferentes.
A base inicial de ambos na segunda fase é a mesma. Veremos três nações inimigas que pretendem invadir Cephiro (Tizeta, Faren e principalmente Autozan) com seus respectivos personagens além do mago-espadachim Lantis. Outros personagens apresentados na primeira fase também retornam com grandes revelações (como o simpático Fério).

Entretanto, tirando esses fatores e o enredo da busca por um novo Pilar que "salvará Cephiro da destruição" é completamente alterado no anime. A razão de terem feito isso é desconhecida, mas talvez a principal razão fosse aumentar os capítulos do anime e focar em conflitos sentimentais das personagens. Ou talvez o surpreendente e apoteótico final do mangá fosse "demais" para o anime.



Em Guerreiras Mágicas de Rayearth esse resultado acabou sendo uma mudança drástica. E, para aqueles que acompanharam o mangá, poderão ficar indignados com o que é mostrado no anime. E quem conhece o anime certamente irá adorar o mangá.
No mangá, a trama foca-se na  busca por um novo Pilar com destaque para Lucy e o verdadeiro desejo do comandante Águia de Autozam. E o final da saga é, além de digno, simplesmente fantástico. Mas isso não quer dizer que o anime seja inferior, pelo contrário. A qualidade de animação é excelente e apesar de possuir vários episódios descartáveis, algumas cenas surprimidas do mangá se tornam realmente cativantes (e o mesmo vale para certas mudanças em detemrinados personagens).

No anime o foco principal se concentra tamnbém na busca do novo Pilar e em Lucy. Além de enfrentar os invasores, aqui Lucy confronta a presença maligna da misteriosa Debonair e da garota Nova - esta que além de perigosa é extremamente obcecada por Lucy.
Um outro ponto forte do anime com certeza é os sentimentos dos personagens. Tendo Anne diversos momentos romãnticos com Fério na primeira fase, o destaque romãntico fica por conta da paixão de Lucy pelo cavaleiro Lantis (sim, a relação deles atrai mais a atenção do que as batalhas com Nova). Já Marine sempre mascarando sua paixão deixa a dúvida até o último capítulo.

Porém, em 1997, foi criado os primeiros e únicos OVAS de Guerreiras Mágicas. Com uma animação primorosoa, um enredo denso, adulto e levemente sombrio, esta adaptação surpreende totalmente os fãs por ter e ao mesmo não ter relação com o mangpa ou o anime. Pode parecer confuso, mas na verdade os OVAS são como se fosse uma história alternativa.

Lucy, Marine e Anne aqui já são amigas e estudam na mesma escolas, fazendo a promessa de nunca se separarem. Em vez de serem enviadas á Cephiro, é a fortaleza real que surge no lugar da Torre de Tóquio sob o comando de Aguia 9aqui, um real vilão). Tanto ele quanto seus comandados desejam destruir a Terra para salvar Cephiro e a princesa Esmeralda.
Para ajudar as garotas na Tóquio subitamente deserta, está o guru Cléf (que sofreu a maior mudança física - ficou lindo), Fério e Lantis(cujo destino é bem diferente). Os mashins também estão presentes mas diferentes: além de "consertar" o verdadeiro nome do mashin de Lucy, ao serem transportadas para dentro dos mashins as garotas ficam nuas e sem armaduras.

As batalhas sçao visivelmente mais violentas, o enredo é dramático e perturbador. Uma visão inovadora e adulta da série que marcou a vida de muitos otakus.
Independente de ser o mangá, a série ou o OVA, Guerreiras Mágicas de Rayearth é uma história de fantasia como poucas, tendo personagens multidimensionais e um enredo criativo capaz de ser exploado pela imaginação do espectador.


~*~

25 comentários:

Mariana Sayuri disse...

Eu nunca tive muitas oportunidades de ler os mangás ou acompanhar totalmente os animes da Clamp, mas ainda sim eu gosto muito do estilo de desenho e narração delas *-*
Sakura Card Captors sempre me marcou muito.
Eu sempre quis acompanhar Guerreiras mágicas...
Vou tentar ver os mangás *-*
Um beijo!

Tsu disse...

Oi Mary ^^

Eu aprecio muito o CLAMP mas a época antiga, como Guerreiras, X-1999, Sakura...achei que á

partir de Chobits o traço do CLAMP mudou quase que totalmente, chego a pensar que alguma

desenhista saiu pois se compararmos os últimos volumes lançados de X-1999 com Tsubasa

Cronichles(por exemplo) veremos que é muito diferente.
Eu recomendo que veja o mangá das Guerreiras, é curto e divertido. Mas se possível veja o

X-1999, a melhor (embora inacabada) obra do CLAMP.

Anônimo disse...

Misa-Misa

Gurreiras Mágicas é uma das obras que mais aprecio porque é o exemplo bem clássico de mangá

shoujo. Eu comprei o mangá meio que por acidente e acabei me encantando com a história, aí

fui procurar o anime..e demorei pra achar! Eu também aprecio mais essa fase bem rebuscada

do CLAMP, o traço ods personagens e cenários mais detalhados. Eu gosto muito de X Holic mas

confesso que o traço não me agrada totalmente..agora o traço de X-1999 é lindooo!! Quando

você fará uma matéria dessas?

Aproveitando, vi as fotos do cosplay de Carmilla. Eu adorei o movie do Vampire Hunter e a

Carmilla é fantástica! E a YaYa...nossa! Ela é tipo, a cosplayer que todo cosplayer queria

ser! *.* Profissional mesmo. Coloque fotos de outros cosplay dela para nós, pobres

cosplayers mortais...

bjs
Misa-Misa

Marcos Rosa disse...

As aventuras do oriente continuam embalando nossas imaginações, lembro que tudo começou, pra mim é claro,com jiraya e Jaspion, e mais tarde Cavaleiros do Zodíaco. Eita nostalgia maravilhosa!

Oh, tô esperando o poste sobre Old Boy, se vir o da Trilogia da Vingança completo melhor ainda ! rsrs

__________
http://algunsfilmes.blogspot.com/

Raven Shimizu disse...

Eu particularmente não sou muitofã de Guerreiras, mas admito que é uma obra marcante. O Mokona é mesmo o mascote do estúdio...em tudo quanto é lugar elas sempre colocam uma referência ao bichinho. Uma vez vi umas cosplayers japonesas de guerreiras que ficaram bem legais.
Tsu, sei que você é ocupada e cheia de coisa para escrever mas será que você poderia me ajudar a escrever tipo, uma fanfic? Eu não tenho habilidade alguma com isso...tenho mais ou menos uma idéia de personagem na cabeça mas preciso de um enredo legal mas nada complexo, quero uma coisa cotidiana..me dá sugestão aí! =p (é, parece que estou mandando, mas estou pedindo).

Wil disse...

Tsu,
sou totalmente leigo nessa história.
Quando se fala em guerreira, a primeira que me vem a cabeça é a maravilhosa Xena (Lucy Lawless) do famoso seriado antigão, que agora está sendo reprisado no Syfy. Já a Lucy, fez o seriado Spartacus, que passa na Globosat. Está mais velha e não perdeu o charme.
Qto ao texto anti-plágio, você fez muito bem e fique a vontade. É preciso dar um basta nesses "crápulas" sem criatividade que roubam.
Boa semana, mas claro, volto por aqui sempre.

Tsu disse...

Misa-Misa-chan o/
Sabia que eu vou fazer cosplay da Misa?
Guerreiras também foi um dos primeiros mangás que li. Eu não aprecio Holic justamente pelo trçao e concordo com você, sou da opinião de que o CLAMP mudou quase que radicalmente o estilo do traço...acho que depois de X-1999 aconteceu algo não divulgado. Se não me engano a mudança começou em Chobits e nessa época X tinha parado no volume 18, certo?
Sim, eu também acho que a Yaya é o exemplo de ser um cosplayer de verdade.

Hello, Marcos

O oriente sempre abala a imaginação. Não sei se você parecia animes, mas existem obras fenomenais e altamente reflexivas, como Akira, Evangelion(logo farei matéria), Death Note, Ergo Proxy...são "desenhos" para adultos, com temáticas fenomenais. Opa, eu pensei em fazer o artigo focando na trilogia Lady Vingança - Oldboy - Sede de Sangue (o mais recente do diretor..vampiros de verdade! \o/) mas está dificil para eu encontrar o download de Lady Vingança...faz tempo que assisti e só achei o filme sem legenda (assistir só em coreano não dá =p)

Tsu disse...

Oi wILLIAN!
Nossa, você me fez lembrar de Xena. Eu adorava essa série, e a atriz era marcante. Eu apreciava muito a música de abertura..bons tempos. Gostaria de achá-lo na web para baixar. Eu ouvi falar desse Spartacus e fiquei interessada (lampejo do filme de Kubrick). É uma boa série?
Tem razão...mesmo que agora o plágio pareça ter dado uma diminuída, sempre tem incapazes que roubam o trabalho dos outros. O problema é caso eles ganhem créditos encima do trabalho alheio..por isso devemos ficar sempre de olho.
Conto sempre com sua presença, pois estarei sempre fuxicando no seu blog.

Cassie, amiga!!!!
Meeeeow!!! Seus cadernos para 2011 ficaram sensacionais! Eu recomendo que as pessoas que lerem isto acessem ele para ver *-*.
Sobre sua proposta eu...topo sim! Você é minha amiga! O problema é que eu vivo na correria, tenho a fanfic de Naruto e os artigos pra fazer mas claro que posso ajudar, acho que consigo arranjar um tempo...afinal eu amo escrever...lembro que já tentei escrever fanfics com uma amigas minha (eram projetos foda mas não foram pra frente porque nenhuma das duas tinha tempo) só que lembro que com uma conhecida eu consegui finalizar o/.
Bom idéia eu até tenho na cabeça sobre o tema que você quer. Aliás já tentei escrever algo "cotidiano-escolar" mas nunca foi pra frente =p. Mas podemos conversar tudo por mail, que tal?

Wil disse...

Tsu,
A série Spartacus, que a Lucy Lawless trabalha, é muito ruim. Assisti acho que até o 4º ou 5º episódio e não deu mais pra encarar. Violência ao extremo, efeitos de computador exagerados e muitas vezes mal feitos. Tava esquisito o negócio.
Vale a pena pela Lucy, maravilhosa atriz!!!!
Estarei passando sempre por aqui também.
Tá chovendo à beça.....eheheh
Boa tarde!

JO disse...

Eu AMO a trilha sonora dos OVAS! *0*

Tsu disse...

Oi Willian!
Sério que a série é ruim? Poxa eu tnha expectativas sobre ela... acho melhor ficar com o Spartacus de Kubrick então pois esse não decepciona.

O seriado da Xena é antigo..quantos anos será que a Lucy tem agora?

Aqui chove bastante também..essa seman parece que deu uma maneirada mas ainda chove..medo.

Oi Jo-chan!
Então você também é fã do CLAMP?

Wil disse...

Tsu,
Agradeço as palavras lá no meu blog. Obrigado mesmo!
A Lucy deve estar agora com 45 anos, mais ou menos.
E é verdade, infelizmente o seriado Spartacus é muito ruim.
Mas dá uma conferida, de repente você pode gostar.
Obrigadão............

Victor Comenho disse...

Poxa, achei seu blog super interessante!

Muitas matérias sobre diversos assuntos, da cultura otaku ou não. Depois tem muita coisa que quero ler por aqui.

Adorei a idéia, está muito legal, parabéns pelo blog!

Marcos Rosa disse...

Tsu, apesar de não conhecer muito (quase nada) tenho vontade de me aprofundar no mundo dos animes, a questão é que sinto que ficaria viciado, porque sei que tem muita coisa interessante neste meio! E normalmente quando me vicio em alguma coisa procura estudar todos os detalhes, aí já viu né, vai faltar tempo... Mas gostei das dicas vou dar uma pesquisada de leve.
__________________
http://algunsfilmes.blogspot.com

HONORATO, Sandro. disse...

Olá e ai tudo bem?
Essa eu não conhecia :S
Mas bom,se voce quiser parceria eu topo.Qual sua sugestão?
Beijos


RIMAS DO PRETO

Anônimo disse...

Assim a minha sugestão é aclamp pegar e fazer um desenho com Lucy , Marine ,Anne , Sakura ,Tomoyo ,Chiharo , Rika , Naoko , Mina , Serena , Rey , Amy , ...

Anônimo disse...

Eu não sabia mas já desconfiava que as sailor moons ficavam nuas quando se transformavam assim como também não sabia que as guerreiras mágicas de Rayearth no mangá quando estavam dentro dos gênios ficavam nuas eu só desconfiava que ficavam nuas também ao se transformar, ...

Anônimo disse...

Mas uma sugestão colocarem todos os episódios dos desenhos que são populares e todos gostam dublados em vários idiomas diferentes que os que assessam o site possam ver nos idiomas que entendam e no seu idioma preferido , ...

Tsu disse...

Oi Anonimo!!
Olha sua sugestão de colocar o blog disponível em outros idiomas é muito bom! Irei pesquisar sobre isso porque foi algo que também me surgiu na cabeça...porém no presente momento estou meio sobrecarregada de trabalho para poder fazer isso devidamente.

Mas eu gostaria muito de tornar isso possível. Por enquanto pode-se usar o tradutor do Google...sei que não é muito perfeito mas ajuda um pouco.

Mas prometo que irei pesquisar sobre isso porque é algo que tenho realmente interesse em fazer!

Anônimo disse...

guerreiras mágicas foi um bom animes para mim, mas antes de ver o final .--. se elas podiam salvar cephiro quebrando o feitiço que o prendiam a existir com um pilar, pra que diabos mataram a emerauld ? ~_~

além disso, se também podia existir com a lucy vivendo ora na Terra, ora em Cephiro, pq a Emerauld nao podia viver com o zagato e depois ir rezar como uma boa moça ? isso me irritou profundamente D:

Tsu disse...

Oi Anonimo!
Sabe, eu também pensei a mesma coisa que você. Eu acho que isso que você mencionou foi mais uma falha do CLAMP que deve ter pensado na possibilidade de escolha do Pilar depois que a história de Esmerald e Zagard já estivesse concluída.

Ou porque, mesmo sendo triste, o final dos dois foi uma típica história de amor trágica.

Esmerald decidiu morrer porque ela acreditava que viver com Zagard e orar por Zephir não fosse possível...

*♡* Jane Dos Anjos *☆* disse...

Ameiii o post... essa historia da Esmeralda e Zargad, realmente me emociona... mais os OVAS deve ser demais, vou ver se acho pra baixar, se conhecer um site seguro é só falar Tsu... eu andei procurando e não achei e quando acho dá erro na hora de baixar... rsrsrsrs.
ahh tudo bem vc não postar selos, eu indiquei vc, por ter um enorme carinho por vc e seu Blog... beijoooos

Tsu disse...

Oi Jane!
Então já faz um tempo que baixei os Ovas de Guerreiras e agora não faço idéia de onde achar...dá uma olhada nesse site: www.animecenter.com . Ou procura no google pelos ovas em RMVB.
Poxa muito obrigada por me entregar o selinho e por sempre estar aqui no blog!
bjs

Rubi disse...

Tsu! Acredita que eu não conhecia este mangá? Só pelas imagens, me parece que segue o mesmo estilo de Sailor Moon e Sakura Card Captors. Mas quando li o texto fiquei em dúvida quanto a isso... enfim.

Fico feliz que tenha gostado do texto sobre O Mágico de Oz! Me deu um trabalhão pra fazer HAHAHA Tsu, vou te confessar, fiquei impressionada com suas produções. Gostei de todas!

Neste ano, vamos nos conhecer pessoalmente, tenho dito HAHAHA

Beijos, até mais!

Tsu disse...

Oi Rubi!
Então, sobre Guerreiras Mágicas, ela pertence ao grupo Clamp, as mesmas criadoras de Sakura Card Captors e tantas outras obras! Por isso a semelhança de traços! Eu acho Guerreiras com um enredo muito mais denso e muldimensional que Sailor Moon, e recomendo para quem curte fantasia, comédia e romance na dose certa. O mangá pe curtinho tem só 12 volumes!
Imagino que o post de Mágico de Oz tenha dado um trabalhão, afinal tem tanto a se falar dessa obra1 Tem até aquele lance do filme com um cd do Pink Floyd e talz...
Espero que esse ano consigamos nos conhecer pessoalmente e sem desencontros!
Bjs

Confira Também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...