27 de mai. de 2011

Cães de Aluguel


O primeiro filme de um jovem e promissor diretor (que na época da produção tinha apenas 28 anos), Cães de Aluguel (Reservoir Dogs) é notoriamente um dos mais inovadores e criativos filmes da década de 90.

Cães de Aluguel concentra-se em contar a história na qual as consequências sangrentas se dão por conta de um roubo de diamantes que deu errado. Tendo um elenco capaz de interpretações fantásticas, o filme intercala cruas e chocantes violências repletas de sangue com um humor negro inteligente em diálogos bizarros durante discussões em flash-backs.

Para começar, Cães de Aluguel já mostra tremenda originalidade (e peculiaridade) logo na primeira cena. Em uma lanchonete norte-americana tipicamente comum, um grupo de homens bem vestidos estão saboreando um lanche enquanto debatem sobre o real siginficado da música Like a Virgin. A conversa é intermediada pelo próprio diretor do filme, que é um personagem atuante (esse costume ele viria repetir em uma obra futura). A conclusão sobre a música é simplesmente contudente.

Após a conclusão totalmente concebível sobre a  tal música da Madonna e uma discussão sobre a valorização das gorjetas para atendentes de lanchonete, a cena corta para um grande galpão abandonado. Cenário este no qual a maior parte do filme se desenrola em meio á discussões verborrágicas, torturas e sangue. Através de seus personagens impactantes e um comparsa baleado a agoniar na poça do próprio sangue, ficamos sabendo sobre o roubo mal-suscedido ao banco, no qual a gangue foi surpreendida por um grande número de policiais, que gerou um tiroteio e a fuga desnorteada até o esconderijo.

A cena do assalto nunca foi mostrada. O que sabemos vem da boca dos próprios envolvidos. E, através de flah-backd definidos como capítulos dentro da trama presente, vamos conhecendo os criminosos que ilustram a história. Todos são incógnitas sem nome, apenas apelidos impostos pelo "comandante" do roubo. A razão é que, mantendo suas identidades desconhecidas, um não pdoerá delatar o outro caso venham a ser presos pelas autoridades.



E é justamentde a cena em que os codinomes são escolhidos (ou melhor, impostos) que vemos a notável criatividade desse bando. Temos o senhor White, o senhor Orange (que, ironicamente é o único a levar um tiro durante a fuga), o senhor Brown (o próprio diretor que não aprecia tal codinome), o senhor Blonde, o malfadado senhor Pink e por aí vai.

Cães de Aluguel foi, na época, um filme ousado em termos de narrativa técnica e mostra a maneira do diretor de fazer filmes. Todos os elementos que o consagram estão lá, elevados ao status que a acachapante violência, o talento incontestável de seus atores (quem é capaz de resistir ao Mr. Blonde em sua psicótica tortura enquanto dança Stuck In the Middle You ?) e um roteiro inteligente capaz de fazer com que o espectador conheça cada personagem não importa as trvialidades que digam em suas ferozes discussões. O desfecho realista e ao mesmo tempo com um quê de bizarro nos faz perceber, tempos depois, a genialidade desta obra.

Cães de Aluguel marcou a estréia magnífica de um dos diretores mais originais e influentes da década de 90 e posterior: Quentin Trantino.


~*~

29 comentários:

Bruno Müller disse...

Pode crer, adoro esse filme! É um dos meus favoritos do Tarantino junto com Pulp Fiction e Death Proof. O Mr, Blondie é um dos personagens mais insanos do cinema e Steve Buscemi como Mr.Pink está impagável!

Marcos Rosa disse...

É Tsu, é este tipo de filme, mais o que Bruno citou que assistimos com um sorriso no rosto, maravilhado com cada cena, fala, cada detalhe irônico. Assistiríamos duas, três vezes sem enjoar.

___
http://algunsfilmes.blogspot.com/

Gi Zamai disse...

Oi Tsú, tudo bem? Infelizmente não posso opinar, não assisti este filme, mas me parece muito bom, vou ver se encontro para alugar. Grande abraço

Cissa Romeu disse...

Oi Tsu (Pri)!!!!
Que ótimo esse filme!
Direção, roteiro, atuação, luz, tudo está ótimo nele.
Chega uns momentos até que dá nojo, medo, esse tipo de coisa, é tudo muito real, mas ao mesmo tempo o roteiro é bem amarrado.
Excelente lembrança amiga!
No próximo post, você vai "aparecer" na história, acho que posto no domingo... rsrsrs..., vai fazer uma "ponta"rsrsr, mas já vale :) rsrsrs
Beijos, e ótimo findi!!!

Humoremconto
http://anaceciliaromeu.blogspot.com

Andre Mansim disse...

Tem uns filmes da década de 90 que são marcos pra mim.
Cães de aluguel é um deles.
Os outros são:
Quinta feira violenta
Pulp Fiction
Um drink no inferno
e o melhor filme do gênero que eu gosto:
Jogos, trapaças e dois canos fumegantes, se vc não assistiu, assista!!!!

Tsu disse...

Oi Bruno!
Olha o meu preferido do Tarantino ainda é Pulp Fiction...aquele é um clássico. Ah sim o Mr. Pink é impagável..mas o mais divertido é ver o Tarantino atuando!

Marcos, nossa quanto tempo tempo!
Tudo bom?
Ah sim..quando eu comecei a ver o filme já percebi que seria um dos meus preferidos a contar pela cena da lanchonete. Depois que o filme acaba, ficmaos pensando e passamos a gostar cada vez mais da obra.

Oi Gi Zamai!
Primeiramente, ontem encontrei seu filho no MSN, muito legal ele =)
Bom esse filme é um pouco antigo mas em vez de alugar você pode baixar pela net em um site que disponibiliza downloads..eu peguei o meu assim =) Viva a Pirataria \o/

Cissa o/
Tudo bom por aí? Espero que sim
Eu não cheguei a ficar com nojo do filme, na verdade o que mais me acontecia era ataques de riso..aquela cena da lanchonete é a melhor! Porém, a escolha dos apelidos com o Tarantino reclamando...e a forma como eles estão sempre brigando é de um roteiro fenomenal que só o Tarantino com seus baseados poderia formular!
Eu vou aparecer na história? Nossa, só sendo mencionada está mais do que bom para mim, vai ser uma tremenda honra!

Qualquer dia vc faz uma fanfic (eu defino sua história como fanfic =) ) com o pessoal da blogsfera numa festa de arromba kkkkkk.
bjs e bom findis!

André \o/
Nossa, Pulp Fiction é fenomenal..eu gosto muito de Cães de Alguel, mas ainda acho Pulp Fiction melhor...é um clássico repleto de humor negro, o ápice do Tarantino.
Claro que vi Um Drink no Inferno..mas quero assistir de novo para poder fazer uma resenha!
Aliás, to precisand over tantos filmes...e não tenho tempo! Precisei terminar um anime que tem 3 temporadas e isso me anda tomando um tempo grande para ficar na tv...mas espero voltar a ver meus filmes...é que a maioria é filme cabeça e preciso ficar inspirada para poder assistir e depois redigir o artigo.

Anônimo disse...

Olá Tsu! Eu estava sim pelo blosfera tocando meu blog semanalmente. Tava meio sumido daqui mesmo. Mas é que tuas últimas postagens foram sobre animes, que não são muito de meu entendimento hehea Mas estamos aqui denovo, quando a postagem é sobre filmes mexeu comigo hahae Boa escolha de filme e como de praxe ótima ánalise, bem simplificada. Cães de aluguel é meu filme predileto, tenho em DVD e devo ter assistido umas 15 vezes. Há tudo ali em questão de referências nos filmes que o Tarantino veio a fazer futuramente depois desse. Tarantino é o cara, ele sabe fazer como ninguém com que longos diálogos em filmes não se tornem cansativos. Sem falar nos banhos de sangue, que neste filme tem é de sobra hehea

http://thecinefileblog.blogspot.com/

Abração!

HONORATO, Sandro. disse...

Olá a ei como vai Tsu?
Poxa,mais um filme que eu não vi kkkkk
Acho que to por fora de tudo :S

Beijos e um ótimo fim de semana

Paulo Cheng disse...

Oi Tsu, como estais? Ótimo filme esse, lembro que assisti há muito tempo atrás e não lembro mais do roteiro, mas vou atrás dele pra colocar na minha videoteca. Essa semana eu te mando as perguntas pra ti, estou pesando muito pra ficar tudo a ver contigo.

Um abração pra ti e um domingo bem legal.

Raven Shimizu disse...

Anda não vi esse filme, mas lembro que u amigo meu sempre faou, elogiando a história...e porque ele também é fã do Tarantino. Aliás, os filmes do Tarantino são muito bons! Eu particularmente gostei muito de Kill Bill..o Pulp Fiction vi há muito tempo e não me recordo muito bem, exceto da parte do John Travolta dançando rs.

bjs!

Manfio disse...

Eu não assisti este filme, mas conheço bastante sobre o filme mesmo assim rsrs.
Quando eu jogava MMORPG com mais frequencia, participava de uma guilda em um jogo que se chamava Cães de Aluguel, uma homenagem do criador da guilda ao filme. Por mais que ele sempre falasse do filme, não cheguei a ver ainda.

Tsu disse...

Oi Laércio!
Ah beleza! Sempre haverá postagens de filmes no meu blog! Mas é que também vou colocando de animes e cosplay (estes mesmo que vc não conheça é legal de ver).
Eu queria ter feito uma análise mais profunda sobre Cães de Aluguel mas se fizesse isso poderia acabar soltando spoilers importantews então preferi fazer algo mais leve. Os dialogos de Tarantino são bons porque possuem uma dose de humor negro intleigente que mais nenhum outro diretor é capaz de fazer.
Ah os banhos de sangue nos filmes do Taratino é uma regra...mas é um banho de sangue artistico e bem fundamentado, nunca desnecessário rs.

Sandro o/
Ah esse filme vc precisa ver1 É um clássico da década de 90!


Olá Paulo!
Eu recomendo q vc reveja o Cães de Aluguel para poder recordar pois é um filme sem igual!
Opa fico esperando ansiosa pelas perguntas! Mas nossa, fazer as perguntas sobre mim é tão dificil assim? 0.o
bjs e bom domingão! E uma segunda-feira calma!

Cassie \o/
Ainda estou esperando vc atualziar o seu blog!
Seu amigo está certo em curtir o filme pq realmente é muito bom!
Ah eu também sou fã de Pulp Fiction e considero a melhor obra do Tarantino!

Oi Manfio!
Poxa você precisa mesmo ver o filme! Se já jofga algo que faz referencias, tem que ver original! É muito bacana creio que vc irá gostar!

Keiko Sakurai disse...

TSU-CCCCHHHHAAANN!!!
YO YO! O/{Keiko aqui aqui!

T-T{Pensei que o problem era do meu Blog...Que susto!

Tsu-chan eu li os posts seus!Das kunoichis!!
A mãe do Naruto....É DEMAIS \O/!Kushina-san ser linda!!!*o*{Isso me levou a ver o mangá do Naruto..Que me levou a perceber uma coisa..Aquele Index que aparece no meu blog,tipo: "Hi,Welcome to my blog,Please follow me.." É o Minato @-@??? Outra perguntinha:Qual é o número do episódio que aparece a Oka-san do Naru-kun?
Bwu Bwu!Eu gostei da Konan também!E a Kurenai é tão legal *3*!!!Ela parece uma onça negra a espreita!(Os olhos dela lembra uma.)Sem querer falar mal!
Eu não sabia que a Shizune nem a Karin existiam!ò-ó

Você também tem problemas com a matemática?Ò-Ó{NOSSA,EU DETESTO FÍSICA Ù-Ú{DE-TES-TO..Química tá mais ou menos.
>*^*<{Arigatô por achar meu blog original!>^-^<{Nyah,seguidores são tão legais,mas eu queria ser mais rápida e um pouco menos dispersa para poder comentar

*Acabei de me distrair ouvindo a música Cendrillon do Vocaloid (Cantada por pessoas).

VOCÊ DISSE SEBASTIAN???SEBBBY???OHHH *Desmaia*...*Revive para comentar* OHHHH DIVINO!!!OH QUERIDO SEBASTIAN!!!!QUE LINDO,EU QUERO VER!EU QUUUERRO TSSUUU *TAPA OS OLHOS ESPERANDO O POST APARECER*.Se os cosplayers forem bunitinhos como o próprio Sebastian (Mas tem que ser homem,tem que ser IGUAL AO SEBASTIAN!!!<---Exigência na veia.)
EU ESTOU ESPERANDO,TSU-CHAN QUERO ESTE POST!!!QUUUERROOOOO!!
*Dá pra ver que eu estou ansiosa por este momento?*

Enfim....Gomen pela demora demorada (T-T) Eu não faço essas demoras por que quero!Eu sempre comento no seu por último por que é super gostoso ficar falando com a Tsu!E eu não tenho um limite de tempo!
Sério,Sério,Gomene!

Hey Querida Tsu *3*{Dá uma olhadinha no meu postzinho do Mononoke da Toei animation no Empanimes?Se quiser é só entrar no meu perfil e vai ter o nome dele lá..Eu sei que eu demoro para responder,mas eu leio os seus posts,O papo-furado eu li as da Kunoichis e este post!!!Só que eu nunca vi esse filme!!! o/..Se puder você comenta Tsu?

Arigatô por tudo Tsu!!!Arigatô,Arigatô,Arigatô!

Keiko Sakurai disse...

o-o{Eu criei um monstro...

Tsu disse...

Keiko!!!
Até que enfim!!!!!

Não se preocupe..no comçeo eu também pensei que era problema no meu blog...mas entrei em contat ocom outros blogueiros e soube que era um problema geral. Na outra vez fiquei desesperada mas também era problema..deve estar acontecendo algo sério no sistema do Blogger...

O que? Voc~e não sabia que o cara bonitão do seu gif era o Minato? Quando vi pela primeira vez falei: caramba, a Keiko é fã de Naruto, conhecer até o Minato! hohohohooh.
Então eu não sei se a mãe do Naruto já apareceu no anime. Eu parei de ver há um tempo (perdei a ordem que estava assistindo e agora está um horror pra conseguir achar os links funcionando pra baixar). Mas sei que a mãe do Naruto apareceu no mangá, contando sua história pro filho e revelando aqueles segredos que contei no post das Kunoichis.
Nossa, a Shizune é aquela que fica sempre do lado da Tsunade! Como vc não conhecia? A Karin está no time do Sasuke no Shippuden. Minha preferida é a Temari e a Konan! Sim, a Konan é legal porque é exótica, uma mistura de gótica e punk. Ela e o Pein formam um casal e tanto!

Ah eu sempre odiei qualque coisa que envolva conrtas e cálculos...agora estão querendo me fazer trabalhar com linguagem de programação mas eu não quero! Meu negócio é arte final!

Sim! Eu disse Sebastian! *_* Ele mesmo! Se prepare! Bom, como eu disse a maioria dos cosplayers são mulheres, mas tem homens também1 Tem 2 lá por exemplo que...menina!!!! Eu quero um mordomo desses! XD E tem alguns que vc não consegue definir se é homem ou mulher 0_0*
Sua ansiedasde me contagia kkkkk. Por isso que vc vai surtar quando ver os cosplays!

Pode deixar que vou lá olhar o Empanimes! Ah mas tente aparecer no blog e não se preocupe com o tamanho dos seus comments..eu ADORO comments grandes!
Ah se vc tiver msn, me add: tsu_ifurita@hotmail.com =)

bjs

Kamila Raupp disse...

Parece ser bem tri esse filme! LDAJLSKDJS

Tem uma promoção muito bacana la no blog, você pode ganhar até 4 dvd's do seus livros favoritos! Confere lá! http://migre.me/4Fy4H

Beijão, Kamila!

http://vicio-de-leitura.blogspot.com

Fabiane Daz disse...

Concordo com você.. o filme é muito bom! E segue um ritmo maravilhoso.. apesar de sabermos desde o começo que o roubo fora mal sucedido, o diretor preservou um suspense interessante.. e usou bem os flash back's para desenrolar a historia.. E fora isso, tem ainda as conversas longas e divertidíssimas, típicas dos filmes de Tarantino.. Bela postagem!!

Davi de Oliveira disse...

Nossa seu blog é muito legal!

Amei!

Follow me!
http://umfiasco.blogspot.com/

Bruno Müller disse...

Oi Tsu! Então, quando procuro torrents de filmes p baixar jogo aleatoriamente no google, então não lembro onde baixei Lilya 4-Ever. Mas acho q você pode baixar por esse aqui: http://thepiratebay.org/torrent/4606187/Lilja_4-Ever.2002.DVDRip.x264-VGL

Tá legendado em inglês, mas dá pra trocar a legenda. É só baixar a leg em português depois! XP

Ei, acabei de postar no meu blog. Dá uma olhada lá que fiz uma revelação bombástica (pffft)!! rss
bj

Eduardo disse...

Oi Tsu!
Obrigado! É, eu nunca pensei que chegaria esse dia, eu sempre pensava que, esse blog ia morrer sozinho, que um dia eu ia abandonar esse blog (como que eu fiz com o My Safest Heaven, mas depois eu voltei para apagar a burrada), mas de repente os amigos começaram a pipocar do nada, eu fico muito feliz com tudo isso!

Suelen Pereira disse...

Obrigado por ter visitado meu blog, fantástico o seu!!! Vc não conseguiu me seguir lá,por q eu ainda não tinha o Gadget para seguidores...quando quiser visitar,as portas estão abertas!!!

Tsu disse...

Oi Kamila!
O filme Cães de Aluguel é legal se você curte violência, banhos de sangue e um roteiro repleto de humor negro =) Um filme bom como poucos o/
Poxa, obrigada pelo selinho!

Olá Clube do Filme!
Ah sim o jeito Tarantino de conduzir a história é excelente...pois tudo gira em torno de quem vai se safar...o suspense e o interese em sabermos o desfecho o torna ainda mais interessante. E as discussões mesclama coisas séries com um humor irônico. Obrigada pelo comment!

Obrigada Cláudia e Dahvee!

Oi Bruno!
Poxa valeu pelo link, vou guardá-lo e quando tiver tempo disponível darei um jeito de baixar...mesmo que eu não consiga inserir devidamente a legenda, meu pai tem dom para achar filmes ultra raros aí peço pra ele pegar para mim XD.

O que?? No primeiro momento fiquei assustada de pensar que vocêfecharia seu blog mas ainda bem que foi Pegadinha! Você leva muito jeito para resenhar filmes detalhadamente e com toques de humor, não pode abandonar isso! Fico no aguardo do seu novo blog e posso dizer com certeza que é uma excelente idéia! Eu fiz isso no meu, inserindo Papo Furado e Cosplays, bem como minhas FanFics e até pretendo fazer algo com fotos de rolês e etc...
Mas mantenha-me avisada sobre o novo blog!!! E não demore para aparecer aqui!

Oi Edu!
É o que sempre digo...não abandone o blog só porque você não obteve o retorno que esperava inicialmente...quem consegue muitos seguidores rápido é porque usa estratégias de puxar seguidores através de Twitter e Facebook e isso não aumenta a qualidade em nada.
Eu gosto do seu blog e sei que muita gente gosta também!

Olá Suelen!
Poxa muito obrigada por ter curtido o blog! Agora sim, com a caixa de Seguidores posso seguir seu blog sem problemas e comentar os posts novos para que possamos trocar idéias!

Sekai-Onigiri disse...

Ual, essa resenha está nota 10.
É impossível não ter interesse de assistir apos ler as duas primeiras estrofes do texto.
Acabei por pular alguns trechos para evitar spoilers, mas com certeza irei ler depois que assistir o filme, para ver se tenho a mesma opinião que você.

E Quentin Tarantino é realmente um gênio, uma pena existirem poucos atualmente para desempenhar tamanha criatividade. No Brasil temos um diretor igualmente talentoso, mas seus filmes tem pouca divulgação, claro que estou dizendo de Zé do Caixão.

http://sekai-onigiri.blogspot.com/

Jonathas Granada disse...

Ótima crítica! adoro Cães de Aluguel e sou fã de Tarantino. seu blog ta de parabéns!

Tsu disse...

Oi Jonathas!
Puxa, obrigada por ter curtido o blog! Então somos 2 fãs de Tarantino ^^

Oi Sekai-Onigiri!
Poxa, obrigada por ter curtido a resenha! Eu acabei tendo que deixá-la menor do que as outras porque se contasse mais acabaria entregando pontos cruciais do filme e isso para quem não assistiu seria spoiler! Mas procure ver o filme sim. Se você curtiu o classicao Pulp Fiction, vai adorar esse filme!
Nossa, o Zé do Caixão é um ícone do cinema de terror trash! Lembro que pouco tempo atrás meu amigo estava vendo a possibilidade de fazer uma participação no novo filme do Zé! Pois você sabe, ele sempre procura pessoas estranhas e esse meu amigo é dos rolês death rocks de Sampa, uma figura ambulante!

Wil disse...

Olá Tsu,
Curiosamente não costumo ser muito fã dos filmes do Tarantino. Um Drink no inferno é interessante, mas esse Cães de aluguel é sensacional.
Um grande filme, que por sinal já faz algum tempo que assisti e me motivou a assisti-lo novamente. Não tenho ele em DVD aqui, mas acho que vou alugar.
Beijo pra você e ótimo restinho de semana.

p.s.: Lá no teu perfil do Blogger, quando clica no "Meus blogs", cai numa outra página. Na "Minha página da WEB", tá correto. Cai aqui.
Dá uma olhada no link lá.

Beijo.

Robson Souza disse...

Oi, Tsu
Muito legal a resenha! Muito bem escrita! Adoro esse filme! O Tarantino é mesmo fodão! Já no primeiro filme ele arrebenta desse jeito.
Fiz a postagem do Kick-Ass. Depois olha lá: http://robsonbatt.blogspot.com/
Bjs

Rubi disse...

Enquanto pesquisava em teu blog (pra variar) haha me deparei com este filme. Confesso que ainda não tive oportunidade/tempo pra assistir mas resolvi dar uma olhada em seu texto, porque, não sei se já disse isso antes mas, muitas vezes uma análise bem escrita pode deixar o leitor muito mais interessado no filme, e isso você faz muito bem! Ah, e claro, por ser de Quentin Tarantino deve ser excelente.

Quanto ao Cowboy Bebop, fiquei bem curiosa em relação a história. Pois me lembro que uma vez você me disse sobre o enredo e tals, mas agora que citou o jazz, fiquei ainda mais interessada. Sempre gostei muito do estilo, e acho que apesar dos novos artistas que estão surgindo e optando por esse gênero tão pouco divulgado e apreciado, é sempre bom encontrar referências em desenhos, animações, animes ... até porque, acredito eu, que o público seja bem diversificado.

Em relação ao texto, estou ansiosa pela sua análise HAHAHA Sobre os filmes citados, já pesquisei todos e gostei bastante. Em breve postarei um desses; e será uma honra ter seu comentário novamente.

Beeijos, até mais!

Tsu disse...

Oi Rubi!
Sabe, eu adoro quando você comenta nos artigos aleatórios do meu site sobre determinada coisa...sério mesmo! E fico realmente muito feliz em saber que a forma como eu escrevo sobre determinado filme/anime ou coisa do tipo desperte a atenção e interesse das pessoas em conhecerem tal obra. Me dá a sensação de cumprimento do dever =p. Cães de Aluguel é um filme excelente, Tarantino estreou no cinema em grande estilo!
Cowboy Bebop foi um desenho inovador e até hoje figura como uma obra "cult' no meio. Não existe nenhuma outra série semelhante á essa e isso o torna único. E sim, há muitas referências á jazz, bom e velho rock n roll e até filmes clássicos..o estilo de luta do protagonista é semelhante ao Jet Kune Do, desenvolvido por Jet Li. Em breve postarei um artigo sobre esse anime e você poderá saber mais!
E ainda bem que vc me lembrou sobre a análise do Caligari! Tenho de fazê-la! Poxa, e pode deixar que se escolher um dos filmes citados, comentarei com grande prazer1 Outro dia comentei num blog que falou sobre Laranja Mecãnica..me segurei bravamente para não fazer uma postagem divagando e elogiando a obra!
bjs

William o/
Eu já sou fã de Tarantino....o Caes de Aluguel é aquele tipo de filme que você descobre a genialidade horas depois que o filme acaba. Eu baixei o filme pela net super prático e com ótima qualidade!
bjs
ps: já consertei o link lá no perfil do blogger! =)

Oi Robson!
Valeu por ter curtido a resenha! E sim, Tarantino mostrou seu talento logo de primeira1
bjs

Confira Também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...