4 de dez. de 2010

Fome de Viver

 Para sempre e sempre...



Certamente são poucas as pessoas que possuem conhecimento deste verdadeiro clássico do cinema e muito menos da importância e influência que ele teve no vampirismo moderno e principalmente na subcultura gótica da década de 80/90.

Fome de Viver ( The Hunger no original ) foi lançado em 1983, sendo baseado no notório livro do mesmo nome escrito por Withley Strieber. Sendo estrelado por Catherine Deneuve no papel da sedutora e misteriosa Miriam, o elenco conta ainda com Susan Saradon e o "camaleão" David Bowie (cuja participação ajudou o filme a se consagrar na cena alternativa).

Basicamente a história trata da chegada de um estranho casal á metrópole. Belos e misteriosos, eles saem á noite em baladas para seduzir jovens casais que possam lhes servir de alimento. Sim, eles são vampiros...pelo menos um deles.

 Porém, John ( David Bowie ) começa a sofrer um estranho e excessivo envelhecimento precoce e, desesperado, ele procura ajuda na notável doutora Sarah (Susan Saradon) cujas pesquisas e manipulações genéticas em babuínos parecem revelar a possibilidade de acelerar ou retardar o metabolismo normal do ser humano ao ponto de controlar seu relógio biológico; acelerando-o ou atrasando-o.

Intrigada com o avançado envelhecimento e posteriormente sumiço de John, Sarah vai até a elegante residência de Miriam e logo fica fascinada com a enigmática mulher sem saber exatamente o porquê. Mas até onde Sarah deixará-se enfeitiçar pelo poder sedutor de Miriam e descobrir a aterradora verdade é o que conduz o filme. A química entre as duas atrizes gera um romance altamente erótico, juntamente com o drama existencial de Miriam acerca de sua imortalidade.

Apesar de ter um excelente roteiro (como na maioria dos filmes da época, deixam que você encontre as próprias respostas sobre a história) o que realmente consagrou a obra foi a influência que ele teve na formação da então emergente cena gótica. Além de popularizar o vampiro, Fome de Viver lançou o ankh - o símbolo egípcio que basicamente representa a vida eterna - como acessório e os óculos escuros com trajes negros para a noite.

Porém, o que realmente torna Fome de Viver popular na cena gótica até hoje é sem dúvida a presença da banda Bauhaus - a pioneira do rock gótico - logo na primeira cena do filme. Em um ambiente lúgrube atrás de uma cerca de alambrado, emerge da fumaça branca a figura espectral do vocalista Peter Murpy a cantar o hit "Bela Lugosi is Dead" enquanto pessoas dançam em um típico pub gótico e os vampiros espreitam. Essa cena, ao mesmo tempo que popularizou a banda foi tambem uma das principais razões de seu fim (afinal, nós escutamos a banda Bauhaus, mas vemos apenas Peter Murphy).

Fome de Viver foi um clássico do cinema vampírico, com uma atmosfera inexistente hoje em dia. E, ao ter o popular David Bowie e o Bauahus, bem como uma trama complexa com margem para diversas interpretações (e por que não, conclusões) é extremamente original.

~*~

4 comentários:

Keiko Sakurai disse...

UHHHHHHHH O_O Eu nunca vi um filme destes >^-^< !! Deve ser legal!!!
Só pelo olhar da moça me deixa um pouquinho de vontade de ver (Não pense besteira onegaishimaaassuu)
Huuaa,os antigos que são os melhores ^-^!!!

>^-^< TEM UM SELINHO DE QUALIDADE ESPERANDO POR VOCÊ NO MEU BLOG!
http://empanimess.blogspot.com/

byee~~

Raven Shimizu disse...

Eu assisti esse filme po recomendação de uma amiga minha. É um filme bacana mesmo...um pouco vago mas acho que isso é bem década de 80 mesmo. Sério eu demorei para perceber que o Bowie estava no filme 0_0. Mas o Bauhaus cantando o hino gótico rs, no início é a melhor parte do filme.

Keiko Sakurai disse...

@Tsu-chan: Hai Haaaaai!!! Que isso Tsu!Agradeço pela intenção xD!!! @-@ Você tá estudando? O LOKO TSUUU!!!!!!!

P.s.: Eu li até o segunca Cap. Eu ameeeiiii!!!
xD Kakashi-sama ser muito bom e voc~e mais aindaaaaa!!!! Nyah!

Wil disse...

Grande filme. David Bowie talvez faça a sua melhor performance no cinema, justamente nesse filme, ao lado da belíssima Catherine.
Tomara a galera leia sua postagem, os comentários e siga a indicação.
Vale a pena mesmo.

Confira Também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...