17 de abr. de 2010

Psycho Insane


P.P.P.P.
( Perfil Psicológico de Personagens Psicopatas)



Eu havia prometido (tempos atrás) á conhecidos e principalmente a imm mesma que faria uma extensa resenha analítica ao traçar o perfil psicológico de certos personagens de anime/mangá que atrairam minha atenção e fascínio por possuírem fortes indícios de distúrbios psicológicos relacionados á psicpatia.

Infelizmente não sou estudante de Psicologia (ás vezes eu até penso em me dedicar á esse ramo mas prontamente abandono a idéia diante de certas inclinações que prefiro não comentar), de modo que a análise psicológica dos personagens será feita através de meu ponto de vista acerca de minha interpretação sobre eles ao longo do que é mostrado ou subtendido na história original.

Personagens psicopatas são notavelmente interessantes quando não figuram apenas em uma obra que enfoca meros assassinatos em série ( me refiro aqui nos psicopatas retratados nos populares seriados investigativos norte-americanos). Quando um personagem psicopata figura com destaque em um desenho, livro ou anime, ele ajuda a enriquecer e complexar o enredo da história, atraindo nossa atenção, confrontando-nos com verdades aterradoras acerca da sociedade e acabando por atrair uma certa simpatia do público.

Em certos casos o personagem psicopata pode se tornar mais protagonista do que o próprio protagonista. Ora, quem aqui não conhece o dr. Hannibal Lecter?

Mas que fique claro uma coisa: só devemos gostar de um psicopata na ficção pois se envolver com um na vida real é inevitavelmente um grande problema. Há menos que você também seja um deles...

Antes de iniciarmos as análises, é necessário que se deixe extremamente claro as diferenças entre um louco, um esquizofrênico e um psicopata. Afinal a mente humana é deveras complexa e portanto desvios psicológicos também o são. Mas não me estenderei aqui sobre tal assunto, se quiser, pesquise como eu faço.

Como as análises do perfil de cada personagem que escalei serão um pouco extensas, procurarei descrever um de cada vez, assim sendo haverá uma sessão fixa no blog com índice onde você poderá estar lendo cada análise á medida que elas estiverem sendo postadas.

Se porventura houver algum estudante, formado ou aspirante a psicólogo que conheça os personagens e não concorde com minha análise, favor entrar em contato pelo formulário aqui para que possamos debater sobre o assunto para que possamos reescrever a análise.

~*~

Análises

- Enishi Yukishiro (rurouni kenshin/samurai x)

- Hajime Muroto (gantz anime)

Nenhum comentário:

Confira Também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...