9 de mai. de 2011

Kick Ass - Quebrando Tudo

Hiper violento, hiper realista, hiper criativo...e ainda para adolescentes.


Que filme de super-heróis ou com temática adolescente são populares e rentáveis perante o público, é um fato inegável. Mas conseguir agradar a crítica e ser indicado como uma produção inovadora é algo para poucos. E Kick Ass - Quebrando Tudo consegue não apenas isso mas ainda obtém o título de transgressivo graças á sua manipulação realista da cultura pop exatamente como Pulp Fiction o foi na década de 90.

A história original em quadrinhos foi criada pelo consagrado roterista Mark Millar, desenhado por John Rommita Jr e, exatamente, como o filme dirigido por Mathew Vaugh, testam que o sentimento de impotência, vulnerabilidade e revolta podem gerar o culto por super-heróis.

Dave Liezewski é um adolescente normal; não é popular mas também não é um recluso vítima de bullyng. Ele apenas se defronta com aqueles gigantescos e banais problemas da adolescência. Com base em filmes e hqs que argumentam que é "das aflições que surgem as determinações", Dave compra pela internet uma roupa de mergulho e dois bastões. Depois de um "árduo" treinamento e muitas poses no espelho, ele se torna (ou acredita ter se tornado) um legítimo super-herói que luta contra o crime: KICK ASS. Só que em sua primeira missão ele percebe da pior forma possível que o desejo de ser um super-herói não será tão simples quanto pensa.

Mesmo após ser espancado, esfaqueado, atropelado, parar no hospital e ainda receber fama de gay no colégio, Dave não desiste de seus planos. Recuperado, lá vai ele impedir que um homem seja espancado por uma gangue. Além de se sair um pouco melhor do que a primeira vez, ele é filmado em ação por diversos celulares e em questão de minutos, KICK ASS se torna o fenômeno do Youtube, My Space, Facebook e o novo herói da nação.

Porém, embora o filme pertença á Dave, são outros personagens que realmente consagram a obra. Com desempenhos estupendos de Nicholas Cage(como Damon) e Chloé Grace Moretz(como Mindy), eles retratam uma relação de pai e filha tão autêntica que mesmo o fato de Damon ser um colecionador de armas que treina a filha para ser uma máquina de matar, parece secundário diante do sentimento de companherismo que nutrem. Apesar do contraditório modo de vida que levam, os dois são verdadeiros super-heróis. Fantasiados e armados, eles se tornam Big Daddy e Hit Girl.

E é nisso que situa-se o ponto mais alto do filme: Hit Girl. É surpreendente vermos uma menina encantadora de onze anos mutilando e chacinando homens adultos e perigosos sem qualquer receio ou sentimentalismo. E mesmo quando é espancada brutalmente, ela deixa a fragilidade de lado e em um show de habilidade no manejo de qualquer arma, é capaz de realizar um massacre invejável. Tudo isso não por ideais, mas como prova de amor ao pai.

Após ser salvo da morte por Hit Girl e Big Daddy, Dave (ou no caso, Kick Ass) se torna alvo do grande traficante Frank (Mark Strong) pelo fato do trio mascarado causar prejuízos á seus negócios. Para por um fim nisso, ele acata a sugestão de seu filho, que se infiltra entre os heróis sob o nome de Red Misty, logo atraindo a simpatia do inocente Dave.


O verdadeiro e original apelo do filme não reside na temática de super-heróis ou um básico drama adolescente: reside sim no fato de que quando menos se espera somos bombardeados por emoção, choques e risadas com uma boa dose de humor negro, como ocorre em Pulp Fiction. Mas claro que Kick Ass é muito mais "leve" do que a obra-prima de Tarantino e usa como artifício muitas metalinguagens ao longo de toda a produção.

Além de arcar sozinho com os fundos monetários do filme, o diretor Vaugh foi capaz de trazer o encanto que propulsiona Kick Ass fazendo com que graças aos seus esforços pudéssemos ver uma produção chegar praticamente intacta aos cinemas. Mas lógico que não podemos esquecer da excelente performance dos atores - todos eles indispensáveis e memoráveis ( principalmente Hit Girl).

Talvez o mais interessante em Kick Ass seja de que tudo feito por Dave, Hit Girl e Red Misty é apenas uma demonstração de consideração genuína pelos pais. E, ao final, após uma profunda e acachapante violência, os jovens juram honrar e retomar suas missões, cada qual por seu próprio modo.

Em meio á tantos filmes vazios e extenuantes, Kick Ass é uma obra única, de valor incontestável. Boa história, bons efeitos, bons atores e principalmente boa mensagem, é reflexivo em meio á sua violência e humor sórdido. E prova mais uma vez (para nosso alívio) que ainda se é possível produzir obras incrivelmente sensacionais.



~*~


32 comentários:

lechu-chan disse...

Wow, que legal!que legal!que legal!!!!!!!!!

Quero ver!!!!!

cara, a crítica ficou muito boa!
Ficou até melhor do que ourtras que eu já tinha lido (ok, sem ser essa só li duas ¬¬ .Mas você entendeu o que quero dizer.)

você devia trabalhar com isso.
Já pensou?

Raven Shimizu disse...

Eu assisti Kick Ass e é, realmente um filme excelente. A HitGirl é de surpreender, aquela garota trabalha muito bem.Quando assisti até pensei queo filme era do Quentin Trantino!

Anônimo disse...

Oi Tsu, a respeito de seu comentário, claro, jamais pode-se desprezar o Coringa do Nicholson, toda a carreira do ator é inquestionável. E quando eu assisti o Batman do Burton na época eu achei o máximo aquele Joker escrachado que ele fazia, realmente seu coringa ficou marcado durante décadas. Mas quando vi o coringa do Ledger fiquei boquiaberto, o cara fez um perfil de psicopata de um jeito assim mágico, cativante. E tudo o que rolou perante a figura dele como as campanhas virais na internet e a febre de adolescentes com as caras pintadas foi uma coisa magistral, impressionante. Assim como Nolan eu lamentei muito a morte dele. O talento dele já era evidente no seu primeiro trabalho hollywoodiano "10 coisas que eu odeio em você" já se percebia o timing para a boa atuação. Eu sou muito mas muito fã do Joker do Ledger. Valew mais uma vez pela visita! Abração!

http://thecinefileblog.blogspot.com/

Anônimo disse...

Olá Tsu, Muito boa sua análise do Kick Ass! Muito bem fundamentada, adoro seus textos são prazerosos de se ler. Kick Ass é um dos meus filmes prediletos da atualidade simplesmente arrebenta, e realmente a Hit Girl é a mais fodástica do filme. Já que você curtiu bastante Kick Ass aconselho assistir Scott Pilgrim contra o mundo. Senão assistiu aí vai a dica, agora se assitiu aguarde que em breve escreverei sobre ele porque eu curti demais. Um abração!

http://thecinefileblog.blogspot.com/

Manfio disse...

Sim, imagino que seja bem mais comum mesmo. Estas estatísticas que eu disse é por semana.

Este filme praticamente todos meus amigos já viram, mas eu ainda não rsrs. Faz tempo que não pego um filme para assistir, acho que este seria uma boa idéia. Mesmo não gostando muito de filmes de super heróis sua resenha despertou interesse em mim. Álias, todas resenhas de filmes que li aqui foram ótimas.

*♡* Jane Dos Anjos *☆* disse...

Tsu...bela critica menina, taí um menina inteligente, fiquei com vontade de ver.
Enquanto ser excêntrica, sempre fui, confesso que era perseguida na escola, mais sempre tive uma personalidade forte e propria, maria vai com as outras...nuncaaa...e pois é, eu tbm fiquei surpresa por achar alguém assim, tão parecida comigo, mais podexá, eu tô sempre por aqui ou no meu orkut e face...vc tem algun deles, se tiver me passa, por e-mail : janyanjos@gmail.com ...bjs estou preparando novo post. =D

É Bru pra você disse...

Claro, claro! Como eu pude esquecer do Hades? Desculpe.
Mas não se preocupe pois vou citá-lo algumas vezes ainda nessa semana rsrsr

Abraços

Kamila Raupp disse...

Ah obrigada por passar la no meu blog! Também ja estou te seguindo.
Esta a fim de criar uma parceria com meu blog (troca de banners)?

Aguardo sua resposta.

Beijos,Kamila.

http://vicio-de-leitura.blogspot.com/

Wil disse...

Oi Tsu,
Incrível como você consegue deixar uma resenha de um filme que confesso pra você, por mim passaria despercebido e sem interesse.
Mas vale ler o que você escreve e realmente deve ser bastante interessante.
Super heróis geralmente são tratados como pessoas acima do bem e do mal, será? rsrs
Fico em dúvidas com alguns, mas é uma outra história.
Bem legal você indicar esse filme e já passei o nome para a minha filha e meu genro, que certamente irão assistir.
Um beijo pra você e boa semana.

Tsu disse...

e Lechuga!!!! Obrigada ^^
Bom, então agora que estou finalmente respondendo...vc já assistiu o Kick Ass? Eu comprei os quadrinhos recentementes..é muito bom também e tem umas diferenças comparado ao filme.

Cassie, acredita que eu também pensei que o filme era do Taranrtino? Na cena que o Kick-Ass apanha dos criminosos e vai parar no hospital eu ri tanto que falei "mew, isso é coisa do Tarantino!" kkkkkk

Oi Laércio! o/
Bom no caso do Jocker são filmes com temáticas distintas, que utilizou interpretações distintas. O Nicholson algo mais cômico, talvez relativo aos comics daquela época, com uma visão mais "fora da realidade.". O Jocker de Letger porém, utiliza um foco do comics mais atual, algo adulto, sombrio, violento.
Até hoje vou em muitos eventos de cosplay e vejo pessoas vestidas de Curinga. No caso até já estou saturada de ver "jockers" nesses eventos. Dos heróis da Marvel o que mais gosto sepre foi o Batman, só que mais por causa de seus vilões. Adoro a Arlequim e espero que um dia façam um filme com ela (teremos a mulher-gato agora porém nesse caso eu digo: NINGUEM irá superar a Michele Pfeiffer). Ainda falando na Arlequim, vi que a Cristinna Ricci fez um ensaio fotográfico com a temática da personagem..ficou perfeito!

Agora sobre o meu texto...obrigada! Esse artigo eu quis fazer com carinho há um tempo atrás quando publiquei..eu havia acabado de ver o filme e corri para falar ele pois simplesmente amei. Tive a sorte de comprar o comic, que é muito bom. Esse Scott Pelegrim pretendo ver em breve! Valeu pela dica!

Tsu disse...

Oi Manfio!
Poxa, veja Kick Ass tenho certeza de que você irá gostar! Até porque esse filme não é bem um super-herói e sim um nerd querendo ser super-heroí. o que se mostra muito bizarro. E desde já, obrigada por curtir as rsenhas ^^

Oi Jane!!!
Opa obrigada!!! Tenho certeza que se ver você vai gostar do Kick Ass mesmo sendo um pouco violento.
Ah na escola eu era considerada o "patinho feio" pelos outros e era uma criança reclusa que gostava de conversar sobre coisas que ninguém gostava. Então eu tenho orkut sim, procure por ~Tsu~ estou com uma foto loira no perfil (meu cosplay de Misa ^^). Tenho face..mas não lembro a url dele rs.
Fico no aguardo do seu novo post.

Oi Bruh! Olha lá, ovu cobrar sobre um post do Hades...e pode ser com a lenda de Perséfone (um dos casais mais legais da mitologia grega, só perdendo para Cupido e Psique)
abraços!

Olá Kamila!!
Opa claro que estou á fim de fazer Parceria! É só me falar onde está seu botão..eu tenho 3 botões do meu blog, um gif animado e 2 estáticos.
bjs! o/


Oi William!!!
Kick Ass passa realmente despercebido por muita gente até porque não foi muito divulgado (isso para mim é um ponto positivo, que eleva o status do filme - se bem que ele recebeu uma ótima resenha na revista Veja na época do lançamento).
Eu fiquei encantada com essefilme, porque reúne muitas coisas que gosto e a Hit Girl é a garotinha que sempre quis ser kkkk.
Se a sua filha e o seu genro gostam dos filmes de Tarantino, certamente curtirão Kick Ass!

Cissa Romeu disse...

Oi Tsu (Pri)!!!
Garota, nunca ouvi falar nesses caras!!! rsrsrs Tenho que ser sincera mesmo! Mas adorei o visual, superdemais!!!
Tsu, minha amiga, te passei um e-mail para o teu e-mail que vc me passou (do MSN), espero que tenha chegado em ti, passei pelo meu e-mail pessoal, assim vc já fica com ele também!
Podemos "emailzar" rsrsrs de vez em quando!!! rsrsrs
Beijos para ti e a dona Edna!!!

Humoremconto
http://anaceciliaromeu.blogspot.com

Fabiano disse...

passando para retribuir
http://fabiano2011.blogspot.com/

Unknown disse...

Não tinha pensado em ver esse filme, mas depois da sua crítica comecei a pensar na possibilidade.

Dois diretores atuais que me agradam muito são o Tarantino e o Christophe Honorè. Adoro o trabalho deles.
Mas tem muitos outros que eu gosto bastante. Gosto do Tim Burton, do Sam Mendes.

E você?

Te seguindo.

Beijos!!
Arte Around The World

Kamila Raupp disse...

Oi, já coloquei seu banner no meu blog, confere la!

O meu link tu pode encontrar na minha pagina inicial, um pouco depois dos seguidores, ok?

Beijos, Kamila.
http://vicio-de-leitura.blogspot.com/

Anônimo disse...

Kick Ass é um dos filmes mais inovadores dos últimos tempos. É diferente e mesmo com cenas absurdas, não achamos tão absurdas assim. Talvez porque deixa bem claro que é uma ficção..uma ficção bem divertida e repleta de ironia.
Quem dera todos os filmes de super heróis possuissem a qualidade de roteiro desse!

bjs
Misa-Misa

La(ize) disse...

Agora eu quero ver!!
Não fazia ideia que o filme era assim, só tinha ouvido falar o nome mas nunca da história. Agora tou curiosa pra assistir ><

Tsu disse...

Olá "Cinéfilo G"! Eu costumava comprar muitos dvds assim originais lá da Lojas Americanas que possui títulos e preços ótimos.

Oi Cissa!!!!
Nosssa, vc precisa ver Kick-Ass é muito louco!
Então acabei de ver seu mail, só estou esperando uma folguinha aqui no trampo para poder respondê-lo com mais calma. Há eu estarei mandando a resposta pelo meu e-mail do BOL. É que o do Hotmail eu só uso pelo MSN..o do bol é o que eu uso normalmente.
Ah eu curto muito trocar mails também! Podemos trocar mails mas manter os comentários entre blogs, né?
Bjs e boa semana!!!

Oi Carissinha o/
Ah eu também sou muito fã do Tarantino. Mas para mim o melhor filme dele foi Pulp Fiction seguido por Cães de Aluguel (esse pretendo fazer uma resenha em breve). O Tim Burton eu curtia os filmes mais antigos dele..ultimamente ele me decepcionou muito com Alice...em termos de ficção eu aprecio o Ridley Scott, Spielberg (minha infância!rs). Outro diretor muito bom é aquele San Yuun Pak (acho que é isso), o diretor do filme coreano Oldboy. Guilhermo del Toro. Mas para mim o melhor diretor é e sempre será Stanley Kubrick.
bjs


Oi Kamila!
Po valeu! Jpa estou indo colocar seu banner no meu também, depois dá uma olhada ^^

Oi Misa-Misa!
Conocrdo..se todos os filmes de super heróis fossem fieís, com atores talentosos e repletos de ironia, seria muito melhor! Mas Kick Ass é assim porque o original já é..se bem que o original o Dave só se fode até o fim.

Laize, vc vai curtir muito Kick Ass quando assistir. É um clássico do cinema-cult nerd!

Ludmila. disse...

mto maneiro !!!


segue?


http://www.valeupoorexistir.blogspot.com/

to seguindo !!

Rique Santos disse...

Parabéns pelo blog, to seguindo.

Quando puder segue o meu também:

http://www.interessediario.blogspot.com

Valeu!!

Marcos Lima disse...

Confesso que quando assisti ao trailer no cinema não gostei muito do filme não. Achei muito mais uma adaptação de filmes de super-heróis da Marvel do que algo de linguagem própria, como mostrado no texto. Agora bateu a curiosidade. Assistirei!

Blog legal. Se puder passar no meu e dar uma comentada, ficarei bem grato.
Abraços
http://senhor-do-tempo.blogspot.com/

Eduardo disse...

Oi Tsu! Eu queria ter visto esse filme nos cinemas, mas na época a grana tava curta T-T
Mas o filme é realmente ótimo, só com trailers e reviews dá para perceber isso...

você acertou, usei seu cosplay como referência... Eu estou curtindo o livro, estou conseguindo ler as gírias do pessoal e acertando quase todas, mas estou meio parado por causa de trabalhos que não me restam tempo para ler :( ...

avril disse...

Amei seu blog , espero que goste do meu
http://alinezica.blogspot.com/

bjooz

Tsu disse...

Recados dos que estão me seguindo...já estou seguindo todos!!!!

Oi Marcos Lima! Olha Kick-Ass vale á pena..foi uma adaptação muito boa da HQ com excelentes atores, recomendado! Até porque eles são uns super-heróis diferentes!

Oi Eduardo!
Aqui nam inha cidade o filme nem passou! Eu baixei pela net e logo que vi fiquei tipo assim 0.0 demaais! Claro que minha surpresa com a qualidade do filme não supeoru am inha surpresa com a qualidade do filme sueco Deixa Ela Entrar.
Ah beleza! Com o tempo você pega o jeito das gírias, eu demorei bastante no comçeo mas depois me virei bem..se bem que é impossível decorar todas as gírias do Alex, rs..mas dá pra entender o contexto.

Oi Avril! Entrei no seu blog sim e já estou seguindo!

Victor Von Serran disse...

muito foda !!!!!!!!!


o filme tinha que chamar HIT GIRL -quebrando tudo !!!


maravilhoso !

Tsu disse...

Oi Carissinha!
Opa também sou fã de Tarantino. O Tim Burton eu prefiro os trabalhos mais antigos, ele me decepcionou muito com Alice. Gosto do diretor Spielberg (minha infância!), Guilhermo del Toro, o diretor do premiado Oldboy (não lembro o nome dele, é coreano), Scorscese...mas o melhor diretor para mim semrpe será Stanley Kubrick.

Oi Kamila, seu banner á está aqui no meu blog =)

Misa-Misa, vc tirou as palavras do meu teclado rs.

Cissa o/ Agora além de nos falarmos pelos blogs, pdoeremos nos comunicar via e-mail o/

Jeff disse...

Kick ass é FODA!!!
sem comentarios

Filipe Dias disse...

Faz tempo que quero ver esse filme.

Tsu disse...

JKick Ass é bom....dificilmente deixa de agradar

Roberta disse...

Eu vou então fazer o papel de advogado do diabo e ser do contra, dizendo que pra o que eu tinha lido, esperava um filme muito melhor. Achei meio forçado, e os efeitos especiais bem meia-boca, e ainda previsível...

Viu, sou a diferente aqui!

Robson Souza disse...

Oi! Muito boa a sua resenha e muito legal seu blog! Estou seguindo.
Também tenho um:
http://robsonbatt.blogspot.com
Vou fazer uma postagem sobre Kick Ass (HQ, Filme e Trilha) e vou citar seu blog. Depois te mando o link.
Dá uma passada lá!
Bjs

Tsu disse...

Ah Roberta, como vc é malvada!
Os efeitos forçados em Kick Ass são propositais mesmo por se baseados em uma HQ...tipo mesmo sendo impossivel, eu adorei a forma como a hit Girl luta =)

Olá, Robson!
Poxa obrigada pelo comentário!
Poxa bacana encontrar mais alguém que se dispoe a falar de Kick Ass! Eu tenho a HQ e o filme..e estou correndo atrás da trilha sonora. Eu curti o filme por causa da Hit Girl e do

humor a la Tarantino.
bye ^^

Confira Também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...