4 de jan. de 2011

Resident Evil 4

O que seria a quarta adaptação para cinema de Resident Evil na verdade são duas produções muito distintas. A primeira é uma animação computadorizada baseada no design dos games, que conta com os populares personagens Leon e Claire como protagonistas. Produzido por um estúdio japonês, a obra figura como um marca da série Biohazard.
 A segunda é a sequencia da adaptação norte-americana do game, que possui Milla Jovovich no papel principal como a personagem original Alice. Como ambas produções recebem o nome de Resident Evil, analisaremos elas separadamente.


Resident Evil - Recomeço


O quarto filme baseado no famoso game da Capcom manteve a linha decepcionante do terceiro filme, mas com uma grande diferença: está ainda pior. Mesmo que seja natural o fato o fato das sequências cinematográficas sofrerem de um declínio á medida em que aumentam, Resident Evil Recomeço parece ter se superado. Para quem apreciou os dois primeiros filmes e é fã dos games e de zumbis, essa quarta parte é simplesmente insuportável.

É um Resident Evil que não parece Resident Evil. A participação dos zumbis é praticamente mínima ; é como se de Resident Evil o filme só possua o nome. A inserção de criaturas zumbis de qualquer espécie mais parece uma necessidade dos produtores do que uma essencialidade. Aliás, a caracterização dos zumbis está visivelmente artificial, muito diferente dos outros filmes. Os cães zumbis são quase que inteiramente feitos em computação gráfica e mesmo abrindo-se ao meio não provocam qualquer sensação de asco.

Milla Jovovich, que já não é uma excelente atriz, se limita a fazer seu trabalho e usar o rosto bonito. Curiosamente, ela que comçeou loira no primeiro filme está morena agora. E por um estranho momento chegamos a cogitar a leve hipótese de que os produtores quiseram lhe colocar um pouco da personagem Ada Wong (bem, o vestido vermelho do primeiro filme já é um indício). Mas é fato comprovado que este quarto filme é fortemente baseado no 5º jogo da série, o que explica a existência dos zumbis Axe Man e Zumbi-Majini bem como o Wesker.

Claire Redfield (interpretada por Ali  Larter) está mais ativa aqui, mas nada muito surpreendente. O filme conta também com o personagem Cris Redfield (interpretado por Wentworth Miller ), e ele é responsável por uma das unicas cenas decentes do filme. Em um irônico diálogo quando está preso, ele diz á Alice que é o único capaz de ajudá-los a sair daquela prisão pois a conhece muito bem. (afinal, Wentworth Miller é nada menos do que o protagonista da famosa série Prision Breack).

O roteiro possui inúmeras falhas de modo que nem vale á pena dizer a sinopse. Afinal, só  a forma realmente imbecil dos produtores em elimarem o final aberto do terceiro filme na primeira cena do quarto já explica tudo. E a presença de uma inteligência artificial superio á Alice é algo que não convence.

Resident Evil 4 - Recomeço, parece ter sido feito apenas para uso da tecnologia 3D. E talvez esse fato tenha sido o responsável principal pela situação da obra. Ao longo de todo o filme a quantidade de cenas para uso da tecnologia 3D é impossível de se enumerar. São tantas que se tornam maçantes e as sequências em câmera lenta chegam a irritar, pois são praticamente uma atrás da outra, acabando com qualquer emoção de batalha.

Resident Evil - Degeneration


Quando esta obra foi lançada causou um certo alvoroço e surpresa entre os fãs da série Resident Evil, pois não se tratava de um filme, mas sim de uma animação inteiramente com o que havia de melhor na computação gráfica no momento.
A produção, que é inteiramente desenvolvida pela empresa Sony Pictures com a direção de Makoto Kamiya e uma diversidade de notáveis atores norte-americanos, é simplesmente excelente. A animação é idêntica (e sim, melhorada) á dos games mais recentes e a certa fidelidade coesa com o original chega a agradar até os fãs mais puritanos.

Os personagens principais são grandes conhecidos dos games: Claire Redfield  Leon Scott Kennedy. Tanto é que nos traillers oficiais do filme, Claire e Leon são apresentados como se fossem atores de verdade. E não é para menos: todos os personagens tem não apenas a voz, mas os movimentos corporais e faciais de atores de verdade.
Por ser uma obra produzida por profissionais japoneses, o cuidado em manter a fidelidade nos detalhes com relação aos games pode ser notada ; talvez por isso o subtítulo Biohazard (para quem não sabe este é o verdadeiro nome da série Resident Evil).

Na história, ao chegar para passar as férias na cidade de Harvardville , Claire Redfield é surpreendida por um acidente no aeroporto que traz os terríveis zumbis e a presença da conhecida Umbrella Corporation.
Quase que simultaneamente á isso, um pelotão militar especial liderado pela agente Angela Muller (esta uma personagem criada unicamente para o filme) procura desvendar quais as reais intenções da Umbrella. Para isso, recebem o auxílio de Leon S. Kenedy, um dos melhores agentes da CIA e homem de confiança do presidente americano.

Tanto Leon quanto Claire são sobreviventes do famoso caso em Raccon City e portanto são as pessoas mais aptas para lidar e exterminar não apenas os zumbis mas qualquer aberração genética desenvolvida pela Umbrella.
Mas, para enfrentar a conspiração terrorista contra a Umbrella, os jogos escusos da mesma e o monstro gerado pelo T-Vírus, Leon e Claire terão de lutar juntos mais uma vez. E Leon mostrará porque é um dos principais e indispensáveis personagens da série.

Resident Evil - Degeneration é recomendável para todos auqeles que nutrem algum respeito e simpatia pelos games de Resident. Além de uma animação fantástica (preciso admitir que Leon arranca suspiros das telespectadoras), o filme possui um otimo roteiro que mantém não apenas uma fidelidade com o game, mas a mesma atmosfera de mistérios a serem desvendados. É agradável, empolgante e nos deixa ansiosos por uma continuação.
Se você quer ver algo fiel á Resident Evil, veja esta produção e eu garanto que não irá se arrepender.

~*~

11 comentários:

Ckrissula Haralambous disse...

oi gostaria de fazer uma parceria com vc espero sua resposta

Akuma Van disse...

Oi Tsu-tsu
Eu já vi numa média 50 animes =P
Podes não te acreditar, mas sou muito viciado em animes. eu costumo ver os 3 primeiros episodios de uma serie, caso não me cative, e para esquecer, ja fiz o link de parceria com o tu blog no meu, mas ainda não vi o meu no teu =(
Hasta

Keiko Sakurai disse...

Nossa eu nunca tinha visto um filme do resident!! Só pensei que era jogo o-o.

Tsu disse...

Haira, eu já deixei um comment em seu blog, lógico que faremos parceria =)

Akuma
50 animes? nossa..bom eu não posso falar nada porque minha lista também é extensa e eu nunca tive coragem de contar...eu já coloquei o link do seu blog em Parceiros, dá uma olhada ai do lado!

Keiko, mo nunca tinha visto filme do Resident? São super famosos! tem artigo sobre os tres primeirosfilmes aqui no blog, dá uma lida!

Marcos Rosa disse...

Caramba seu blog é Show de bola, esse fundo aí nem se fala!
Gostaria sim de uma parceria, a questão é que mergulhei neste Maravilhoso Mundo da Blogosfera, faz longos 7 dias, logo estou me familiarizando com muita coisa ainda. Mas a parceria tá certa.

Parabéns pelo Blog

Marcos Rosa disse...

Olá Tsu, já coloquei seu link no meu blog, na área de Parceiros. Confirmada a parceeria?

Wil disse...

Milla Jovovich é uma Deusa!!!
Ainda não vi a parte 3 e 4. A 4 pelo que você já escreveu, deve estar muito fraca mesmo.
é muito interessante jogos que viram filmes, ou filmes que viram jogos.
Coisa de louco essa tecnologia que avança cada vez mais.
Bom dia!

Tsu disse...

Oi Marcos! Que bom que curtiu o background do blog, eu mesma quem fiz..demorou pra decidir os filmes que colocaria...

Ah então bem-vindo ao fantástico mundo da Blogsfera..mais um blogueiro de qualidade no ramo é muito importante! Logo voc~e se acostuma com os blogs..e sempre tem coisa nova pipocando. Opa a parceria está fechada, acabo de colocar o link do seu blog no meu.

e obrigada, parabéns por sua iniciativa de também redigir artigos sobre filmes.

Oi Willian!

Eu acho a Milla bonita, mas não uma deusa..ela precisa aprender a atuar só um pouco mais. Então a parte 3 eu não sou muito fã mas é melhor do que a parte 4. A parte 4 ferrou porque só pensaram em entupir a produção com efeitos em 3D e isso ficou maçante. Agoraeu recomendo que você veja a animação Degeneration, que é sensacional.

Essa tecnologia atual é uma loucura. No Japão por exemplo os robõs estão extremamente humanos. Estamos numa era de Blade Runner daqui á pouco...

Anônimo disse...

Oi Tsu!!!
Desculpa a demora em aprecer é que precisei viajarno revellion com meus irmãos...
ossa, fiquei surpresa com o novo layout do blog, fiou lindo e muito profissional, parabéns!!!
e aquela montagem de Chibis..que coisa mais fofa! adorei! E acho que descobri quase todos!

Eu também curto Sarah Brightmann e aquela foto ficou linda. Sobre o post..confesse, você também adora o Leon né?

bjs
misa-misa

lechu-chan disse...

ah...ainda nem vi os filmes...

queria mesmo é jogar os jogos!!sou louca por eles!

mas minha mãe não me deixa jogar nada assim desde o quake do meu pai...T.T

fico doida com os jogos dos meus amigos!!o.o

-------//---
então...

vocaloid não é um anime.
^^

é um programa de Vocaloid é um software de sintetização de voz feito pela Corporation.Ele permite que vocÊ sintetize canções nas vozes dos personagens apenas digitando a letra e melodia.

A Miku é uma dessas personagens.Super famosa por interpretar as músicas mais variadas e estranhas que põe sua voz em níveis que só computador pode atingir.Todos eles são, aliás.

Tsu disse...

Hello Misa-Misa!
Obrigada por ter apreciado o visuh do blog =)
Ah ism eu confesso que o Leon me deixa..uia!!! Mas também...que raios de personagem! Ele mais parece um astro de hollyhood do que um agente da CIA =P

Oi Lechuga!




Eu reocomendo que veja os filmes do Resident, pelo menos os 2 primeiros e animação Degeneration. Quanto os games são sensacionais lembro que anos atrás eu em eu primo passavmaos das 10 da manhã as 11 da noite jogando direto pra finlizar ogame junto com arevista tendo o detonado (pq o jogo é dificil de terminar). Om ais legal é que quando o zumbi te pega o controle treme.

Finalmente entendi o que é vocaloid...parece ser um negócio meio complexo demais para mim rs.

Confira Também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...