17 de fev. de 2011

O Que é Cosplay?



Creio que para a maior parte dos visistantes e frequentadores desse blog, o termo cosplay é inteiramente conhecido. Porém, sempre haverá alguém que não tenha conhecimento do termo e se pergunte: WTF, o que é isso?

Portanto, para ilustrar melhor a Sessão Cosplay do blog, resolvi redigir um artigo básico sobre o tema.
Cosplay é um termo em inglês criado para designar o hábito de alguém vestir-se como determinado personagem (seja de algum anime/mangá, filme, comic ou game) e se divertir. Á primeira vista, ao ver um amontoado de pessoas metidas em trajes estranhos e variados, o incauto e alienado indíviduo pode achar que se trata de uma festa á fantasia ou algo do gênero.

Mas, diferente de uma mera e simplória fantasia, o cosplay é uma diversão séria.

Cosplayer é o nome que se dá ao indíviduo que faz o cosplay. Na maioria dos casos, ele escolhe fazer o cosplay por vários motivos, dentre eles:

- por gostar e se identificar com determinado personagem.
- Para se divertir com os amigos que também sejam cosplayer e fazer novas amizades.
- Para participar de concursos cosplays presentes nos eventos de anime e quadrinhos.
- Para fotografar e ser fotografado, e também reconhecido pelo cosplay que faz.
- Porque ao frequentar outros eventos e ver outros cosplayers sentiu vontade de fazer o mesmo e descobrir que é divertido.

O hábito do cosplay, ao contrário do que muita gente pensa, não nasceu necessariamente no Japão e sim nos EUA, nas populares feiras de quadrinhos e convenções de Star Wars. Mas o cosplay
'explodiu' mesmo no Japão, onde não se tornou apenas um mercado muito rentável como também quase um estilo de vida. Lá, é normal cosplayers saírem normalmente pelas ruas vestidos como seus personagens preferidos. Duvida? É só dar uma olhada no popular bairro de Akihabara, um lugar muito frequentado por cosplayers.

Aqui no Brasil e em outras partes do mundo o cosplay restringe-se aos eventos realizados para esse tipo de coisa.
Com o sucesso crescente dos animes e mangás, o cosplay acabou por se tornar presente em qualquer parte do mundo que contenha eventos do gênero. E se você pensa que são poucos aqueles que aderem á essa moda, está totalmente enganado. Existe um número incontável de cosplayers por aí e uma mesma pessoa costuma fazer ou já ter feito cosplay de diversos personagens.

O Brasil possui um acervo enorme de cosplayers, só perdendo para titãs como Japão, EUA e algumas potências européias. Aliás, o Brasil tem excelentes cosplayers: alguns deles já conseguiram vencer o maior concurso de cosplay do mundo, desembancando até mesmo os japoneses, que são considerados os melhores.

Certos tipos de cosplay são profissionais. Existe pessoas que chegam á gastar altas quantias de dinheiro em uma fantasia, acessórios e etc. Alguns até parecem aderir isso ao seu estilo de vida. E quando participam do concurso, levam a participação á sério. Afinal, cosplayer não veste apenas a fatansia do personagem, mas o interpreta e o incorpora.Em certos concursos, os melhores cosplays chegam a receber prêmios em dinheiro.

O cosplayer pode fazer cosplay de qualquer personagem. Personagens de anime/mangá são o tipo predominante, mas personagens de comics, games e mais recentemente filmes não ficam atrás e possuem muitos adeptos. Há ainda cosplays baseados em cantores japoneses (onde existe a variação do Visual Kei) e tendências da moda japonesa (como as populares Gothic Lolita) e celebridades internacionais. Isso sem mencionar aqueles que fazem cosplay de personagens criados por eles mesmos.

Ou seja...cosplay é algo realmente grande e popular. Cada país parece ter uma "marca" com relação ao cosplay: o Japão é perfeito nos trajes e acessórios; os europeus na aparência física e os brasileiros na criatividade.

Talvez o Brasil possua os cosplayers mais divertidos. É daqui que veio o termo Cospobre: aquele cosplayer que propositalmente faz cosplay meia-boca com o intuito de se divertir e divertir os demais.

Outro ponto interessante no cosplay são as apresentações dos cosplayers. Alguns realmente incorporam seus personagens para o palco. Já outros optam por satirizar seu personagem, fazendo uma apresentação humorística.

Espero que este artigo tenha ajudado a saber e compreender o que é o cosplay. Se tiver interesse, procure frequentar algum evento do gênero ou melhor: faça um cosplay! Não há idade para isso, pois no meio você encontra adolescentes, profissionais graduados, pais de família...cosplay é uma diversão sem igual. Só quem é ou já foi cosplayer sabe como pode ser divertido.



by Tsu - cosplayer e apreciadora do bom cosplay.

29 comentários:

Eduardo disse...

Cosplayers são incríveis... Sempre me arrependi de esquecer a câmera em casa quando fui a um evento de anime T-T tinha cada cosplay fabuloso, incluíndo um da Lightning (FFXIII) que estava P-E-R-F-E-I-T-O parecia que eu estava com a própria, frente a frente....

-------

Apostou errado, eu já conhecia Ergo Proxy em 2008, quando eu era viciado em RPG Maker, uma amiga minha do fórum, KahH fez um jogo do Ergo Proxy, não sei se ainda está pronto, pois fazem 2 anos que eu não visito o fórum, mas me interessei sobre a história e fui logo procurar o anime. n_n

Andre Mansim disse...

Sabe Tsu eu acho interessante esses cosplayers, eles fazem um brinquedo como eu fazia quando era criança só que de uma maneira mais séria e cara, hahahaha. Eu gosto muito de tribos urbanas, e nichos existentes dentro da nossa sociedade. Eu já namorei uma moça gótica, já fui punk, depois que vim morar em Barretos, conhci outro tipo de gente tipo as pessoas que se dizem country,e apaguei o preconceito que tinha pois a realidade deles é outra.
Sou moderador da comunidade dos Garotos Podres no orkut e tenho a comunidade punk rock e atitude que já tá bem grandinha.
Tenho umas comunidades esytrnhas e muuuuuitos amigos esquisitos no orkut e na vida real também.
Então Tsu, eu acho tudo legal e não tenho preconceito com nada, hahahaha, porque cada um tem uma estórias de vida e as vezes o que é legal pra vc não seja pra mim, mas na certa tem uma explicação!!!

Um beijão fica com Deus!

HONORATO, Sandro. disse...

Po no Brasil se voce andar de Cosplay na rua voce é taxado de doido...sem noção...e por ai vai.

Meu sonho de consumo é cosplay de Sisifo de Sagitario (Cavaleiros do Zodiaco) ou Allen Walker (D. Gray Man)

Vou baixar esse Samurai x.
Vi a sua resenha e uns videos no youtube. Achei massa *-*

Ultimante to vendo Devil May Cry (12 episodios).

Beijos

Anônimo disse...

Oi Tsu!!!
Fazia tempo que eu não passava por aqui né? Mas eu não sumi não!
Pra variar seu blog tá smepre com coisas legais, olhando os posts que perdi acabei vendo várias coisas legais...especialmente a matéria dos psicopatas do cinema *_*.
Ês! Viva os cosplayers! \o/ o texto ficou bem bacana, acho que agora quem não sabe o que é cosplay já vai ficar bem por dentro do assunto!
Ah sei que aki não é o lugar certo mas quero saber...quando vai ter capítulo novo da Divinos Pecados?
bjs
Misa-Misa

Kamila Sensei disse...

Ficou massa essa matéria sobre cosplay Tsu.. agora eu quero ser uma de vez.. uashuahsuhaus
A gente podia fazer uma cena bem legal com o L e a Misa =P

Mas e ai.. como anda a vida? Passando pra deixar um abraço. ;D
http://kamila-poesia.blogspot.com/

Mariana Sayuri disse...

Perfeito tópico
Aqui no evento da minha cidade tem muito cospobre xD
Eu gosto mais de aderir aos visuais
<3
Falta-me mesmo o dinheiro xD

Jim Carbonera disse...

ééé eu era um q nao sabia o que era cosplay :P

É os star wars americanos q usam muito esse tipo de vestimenta, mas realmente, com certeza é uma moda que o japão espalhou para o mundo.

E no Brasil, esse tipo de evento esta cada vez mais em evidencia, com certeza ;)

Bjãoo!

http://www.estilodistinto.com/

Henrique disse...

own!
eu dei uma fuçada aqui mas nao sei se já comentei, entao bora comentar de novo. kkkk
é que eu to meio doido e esquecido esses dias por causa de faculdade e trampo... 0o
enfim, valeu por acessar o Page e por gostar dele tb. kkk
dei uma fuçada rápida aqui. vc parece ser inteligente pacas. 0o . o blog é legals. to assistindo death note. vou ler os posts a respeito depois. e achei MUITO foda ver o hannibal velhin...
bom fds pra vc!
XD
\o

Wil disse...

Tsu,
Mais uma vez você esclarecendo praticamente de forma definitiva o que realmente é cosplay. Eu ainda tinha algumas dúvidas, principalmente sobre a origem. Já tinha visto encontros de fãs vestidos com seus personagens favoritos em vários países. Inclusive até a Banda Kiss, tem o encontro anual do KissArmy. Seria também Cosplay? Pelo que entendi, sim.
Muito bom você ter abordado o assunto porque muitos realmente acham que é originário dos países orientais.
Ótima quinta feira pra ti.
Beijo

Felipe Santos disse...

"Cospobre"
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Rachei....

Olha... querendo ou não... quem faz cosplay já tem que ter uns parafusos a menos...
(no bom sentido da coisa)
Mas eu acho legal se vestir como personagem... lembra muito RPG, pelo fato da interpretação, jogos e coisa do tipo... (nerd :P)
Nunca fiz cosplay... mas ja fiz um "cospobre", quando me pintei que nem o "Gene Simons" do Kiss e fui pra escola... eu e mais 3 amigos retardados... (cada a pintura de um integrante diferente da banda)
ASUHAUSUAHSUAHUSHAUSHAASAUHSa

Foi bem bacana!
o/


PS: seu banner ja tá no meu blog... o HTML do meu é só tu copiar e jogar numa gadjet qualquer... que funfa
\o/

Cya!o/

Tsu disse...

Oi André!
AHSHA né? O cosplay é uma brincadeira para adultos..tem pessoas que levam isso tão ásério que chegam a gastar mais de 1000 reais numa fantasia 0_0. E tem pessoas (especialmente em outros países) que ficam impecáveis, tão perfeitos aos personagens se tornam.

Opa eu também adoro tribos urbanas...aliás, eu pertenço/pertencia á tribos urbanas. Frequentei muitos anos na cena gótica, fazia visuais incrementados, conheço um monte de bandas e debatia em comunidades do orkut. Aliás, foi graças á comunidades virtuais que passei a ter contato e frequentar os rolês. Meu grupo se conheceu tudo pela web e éramos famosos na cena gótica de SP por causa disso 0_0. Todo gótico que se prezava, frequentava a comunidade Góticos no Brasil e estávmaos sempre postando por lá. Claro que meu primeiro grupo urbano foram os otakus graças á um fórum que eu frequentava e que trazia gente do país inteiro.Depois afastei deles e fui para os góticos. De lá tive contato com os death rockers, punks, metaleiros, góticos trevosos e até um skin head gente fina =p. Mas o problema é que as cenas urbanas brazucas são muito, como posso dizer, "elitizadas". Diferente de lá fora, o pessoal só te leva a sério, se você tiver amigos que entedem a subcultura, frequentam os lugares certos...você ainda precisa entender de bandas e praticamente abdicar da estética caracteristica da cena. Em SP chegou ao ponto de existir uma tal de DRSP(Death Rockers de São Paulo) um grupo onde você só entrava se fosse convidado por eles. Exagero total


Agora sobre religiões..eu sou revoltada com as igrejas evangélicas porque o barulho que as igrejas próximas a minha casa fazem não me deixam descansar no silêncio nem dormir de manhã hashahsha.Os outros fatores são mais pessoais...


Oi Eduardo

Olha se você quer ver cosplays perfeitos, dá uma olhada na minha sessão Cosplay. Ela ainda está pequena mas pretendo aumentá-la...só estou escolhendo os cosplays que ficam idênticos aos personagens. A de Vampire Hunter D é de cair o queixo.

Tsu disse...

Olá, Henrique! Opa, pode comentar o quanto quiser, eu adoro responder aos comentários! Espero que você passe sempre por aqui, mesmo trampando e estudando...sei como é essa rotina, é a minha também ^^.


Oi Jim ^^. Há, você não sabia o que era cosplay mas agora já sabe! Sabia que nos eventos otakus eu ando vendo até que uma quantidade de viciados em Star Wars? Já vi Strompeers, Jedis...soube que no RJ vai o único brasileiro que tem a roupa do Darth Vader!

Ah Mari, mas os cospobres são os mais divertidos! Nos eventos já vi cada um...eles são hilários e ultra criativos..especialmente quando os marmanjos se vestem de personagens meigas..eu já vi um Sininho maconheira =p.


Oi Kamila!

É mesmo! Vamosfazer uma cena de L e Misa com seus vícios por doces =p...na verdade euqueria fazer um grupo de garotas Laranja Mecânica *_*. A vida anda corrida e atribulada rs. E a sua?

bjs!

e nem pense em abandonar o seu blog hein? Tente divulgá-lo mais e você verá que jamais poderá abandoná-lo!



Oi Misa-Misa! Pensei que você não apareceria mais no blog, mas que bom que me enganei ^^
Bom..sobre a Divinos Pecados eu pretendo atualizar o mais breve possível, mas isso vai depender do meu tempo disponivel para digitar

bjs


Oi Sandro! Bom, se alguém aqui andasse pelarua de cosplay até eu iria tirar sarro =p. Tudo bem que os emos já são um cosplay ambbulante mas isso não vem ao caso...eu tenho ainda vontade de fazer o cosplay da Rainha Branca dos X-Men.. Acredita que ainda nãovi Devil May Cry? Estou tentando assistir uma série nova de nome estranho...mas me falt atempo...

bjs

Tsu disse...

Oi Henrique!
Ah e dai que cosplays tem parafusos á menos? Como já dizia o gato de Cheshiere, todos somos loucosp ois se não fôssemos não estariámos aqui.
Você se vestiu de qual integrante da banda Kiss? Tem fotos? Aposto que causou o terror na escola rs.

Oi William! Quie bom que meu artigo ajudou a esclarecer as dúvidas sobre cosplay ^^. Entãso esse evento do Kiss onde o pessoal se veste eu creio que pdoe ser considerado como Cosplay sim. Eu também pensava que a idéia do cosplay tinha vindo do Japão mas voltei no tempo e lembrei que hám uitos naos nas convenções de star wars o pessoal já fazia isso..

Ana disse...

Vi uma reportagem na TV uma vez mostrando os jovens japoneses vestidos de personagens... Mas nem imaginava que fossem Cosplays!
Na verdade, nem conhecia essa palavra e significado até acompanhar suas postagens.
Agora estou informada!! =)

Bjs ;)

Raven Shimizu disse...

Oi!!!
Nossa, a matéria sobre cosplays ficou bem legal e explicativa! E adorei a imagem das garotas de Naruto com cosplay!
Sobre o que você falou no meu blog, é eu já percebi esse lance do pessoal te cobrar conhecimento dentro das cenas urbanas. Acho isso desnecessário eum motivo para menosprezar os outros. Acho que ninguém é obrigado a ter que estudar para se aceito dentro de um grupo de pessoas.

bjs!

Láh/ disse...

Eu me divirto vendo fotos de Cosplayers|!

Eduardo disse...

http://www.dungeonmakers.com.br/forum/index.php?topic=2191.0

Aqui está o link do tópico jogo, é praticamente perfeito, ainda está em fase de testes, mas só pelas imagens dá para perceber que vai ser super demais!

Felipe Santos disse...

Henrique? Oõ
(Psiu! ...não contrarie, pode ser pior! >.o)

Eu fiz do Gene Simons...
Aquele que tem a pintura de Demonio (O da Línguinha cumprida)...
MAs a tinta que eu usei, pintei meio fraco, e depois de uma tempo começou sair...(Tem foto no álbum do meu Yakut)

TERROR ? QUE NADA!!!
Fizemos sucesso! Aparecia um monte de gente pra tirar foto com o "KISS", até o nosso diretor hedbanger \m/

Tsu disse...

Oi Ana!!
Bom, fico feliz que meu artigo ajudou a entender um pouco o que é esse lance de cosplay^^. Afinal, ultimamente isso anda tendo um cresimento grande por aí...


Lah, sabia que é mais divertido além de ver cosplayer, ser um também?

Valeu pelo link Eduardo! Entrarei lá assim que puder!

Ai desculpe Felipe, foi mal errei o nome sem querer!!! Ah o Gene Simons é o mais legal ahshashas mas vocês foram assim num dia de aula normal ou era algum tipo de festa? Irei ver as fotos já ^^

Oi Cassie! Eu também curti o lance das kunoiches de Ccosplay..só não sem de qual personagem a Ino está vestida...e a da Sakura eu também não sei...

Marcos Rosa disse...

Certamente há um tempo atras eu seria o "incauto alienado indivíduo que pensaria tratar de uma festa a fantasia ou algo do gênero" rsrsrsrs ainda bem que não sou mais.
Imagine só andar pelas ruas e encontrar várias pessoas vestidas de personagens de game? Seria muito interessante. Espero que continue se desenvolvendo e um dia chegue nas bandas de cá do Brasil tb...

____
http://algunsfilmes.blogspot.com/

Wil disse...

Tsu,
Hoje, vi no site do UOL sobre uma evento de Cosplay que irá acontecer no Rio de Janeiro. Lembrei de você.
Não salvei o link e tentei encontrar agora e não consigo.
Veja se consegue achar algo.
Beijo

Tsu disse...

ASHAHS Sandro, ainda bem que ao ler esse artigo vc não era mais o incauto e alienado individuo =p
Dependendo do game até dá pra andar normalmente na rua..tipo Lara Croft, Jill Valentine,,..

Oi William!!
Ah no RJ também ocorre eventos de mangá relativamente grandes...mas eu me restrinjo em SP mesmo rs. Mas valeu pelo toque!

Unknown disse...

*--* seu blog é muito legal!!! estou seguindo... Achei muito interessante vc ser cosplayer ^-^ eu realmente amei seu blog *--* (falando de novo)ahsuiahsu";

Tsu disse...

Oi Mihh!
Obrigada pelo comment! É..na verdade sou cosplayer há 2 naos mas não participo de concrsos..costumo escolher personages que sejam baratos e uqe eu já tenha a maior parte dasroupas..foi assim que consegui fazer cosplay da Misa, Laranja Mecânica, Morte...
Eu também curti seu blog...vc já teve alguma personagem de anime que quis fazer cosplay?

In Barlow disse...

tirou minhas dúvidas!
eu achava e acho legal, mas o porque eu entendi agora. \õ

Tsu disse...

Oi In Barlow. Que bom que meu artigo foi útil =)

Anônimo disse...

O teu blog é super interessante, Tsu. Segue uma linha lógica muito original e tu estás aí no rumo do livro (estive a ler a página "autora"! rs
Parabéns.

Tsu disse...

Oi Letitia!
Poxa, valeu por ter curtido o blog!
Então, eu estou tentando escrever um livro mas tá no comecinho ainda...muitas idéias,enredo complexo (não sei se isso é bom ou ruim) e etc...mas vou levando. Espero poder contar com seus comentários o/

BLOGZOOM disse...

Tsu,

Que bom existir O QUE É. Assim pude ler e esclarecer para minha filha do que se trata. É muito interessante este hobbie que já dura tantos anos e é divertido.

Beijinhos

Confira Também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...