10 de dez. de 2009

Chrno Crusade

Uma batalha entre céu e inferno




Criado em 1999 por Daisuke Moryiama, Chrno Crusade é uma história de drama e aventura composta em mangá com 8 volumes e uma série de tv com 24 episódios.

A trama se passa nos Estados Unidos na década de 1920, onde o mundo encontra-se em completa crise após o fim da 1ª Guerra Mundial. Nessa sociedade dominada pela violência e incerteza, a humanidade acaba permitindo que demônios malignos escapem para nosso mundo, criando inúmeros problemas.
Para detê-los, a Igreja Católica possui a Ordem de Magdala, uma facção que conta com exorcistas altamente qualificados e equipados para combater os ataques e deter as criaturas malignas.


E, dentre esses profissionais destaca-se a freira Rosette Cristopher, uma jovem espivetada cujo trabalho é caçar e eliminar diabos. Porém, devido á sua impulsividade, suas ações acabam sendo muito desastrosas, chamando mais atenção do que deveria e causando várias despesas para a Ordem, obrigando-a a estar constantemente se desculpando e ouvindo broncas de sua superiora, irmã Kate.

Para ajudá-la nas missões críticas e também evitar ações destrambelhadfas, Rosette conta com seu parceiro e melhor amigo, Chrno. Apesar da aparência infantil e inofensiva, Chrno é um grande e poderoso demônio. Estranho? Sem dúvida. Mas as ligações entre os dois protagonistas é mais profunda e complexa do que os outros podem imaginar. A verdade é que, além da amizade, Chrno e Rosette estão ligados por um pacto. Em troca de proteção e ajuda nas batalhas, Rosette entrega anos de sua vida para que Chrno tenha energia suficiente para despertar seus imensos poderes.

Esse pacto é realizado graças á um estranho relógio que Rosette carrega consigo e que contém a essência dopoder espiritual de Chrno. A jovem aceitou isso apenas para ser capaz de encontrar Joshua, sua irmão gêmeo que desapareceu em circunstâncias assombrosas á cerca de quatro anos.

Durante suas missões, Chrno e Rosette conhecem Azmaria, uma garota gentil e frágil que possui um dom milagroso capaz de devolver vida ás pessoas através de sua bela voz. Porém, este poder lhe causa muito sofrimento, sendo constantemente perseguida por demônios. Na verdade, Azmaria é um dos Sete Apóstolos que, de acordo com a última profecia de Fátima, serão responsáveis pelo destino do mundo.

Sob a proteção da Ordem de Magdala, Azmaria logo se torna companheira de Chrno e Rosette ( a quem ela muito admira) desejando se tornar mais forte.
É assim que, em uma das missões o trio conhece Satella, uma bela e poderosa caçadora de demônios conhecida como Feiticeira das Jóias. Embora inicialmente Satella se mostre indiferente á Chrno e Rosette deixando claro que odeia demônios, não demora para que se tornem aliados e, posteriormente, amigos.




Logo descobrimos que, embora os personagens pareçam se unir por coincidência fortuita, logo vemos que suas vidas e destinos encontram-se meticulosamente interligados. E que tudo está sendo arquitetado por Aion.

Aion. Um demônio tão ou mais poderoso do que Chrno, cuja ambição é ter controle sobre a Linha Astral para dominar Céu e Inferno com o intuito de alcançar não só sua Liberdade sobre os planos do Criador, mas para moldar um novo mundo onde os Pecadores não precisem pagar por seus pecados. E ele não poupará nada nem ninguém para atingir seu objetivo.
Sempre aparecendo furtivamente, suas palavras misteriosas mostram que ele é uma presença onipresente e oniscente na vida não apenas de Rosette, mas na de todos. E, ao que tudo indica, ele e Chrno possuem uma forte ligação do passado que resultou em uma terrível guerra no inferno que resultou na morte da entidade suprema do submundo, a Pandemonium.

Enquanto Chrno - aquele conhecido pelos outros demônios como "o Pecador" - luta por razões remorso e devoção á sua contratante, Azmaria busca uma razão para viver, Satella procura sua irmã desaparecida á dez anos e Rosette crê com toda sua fé que será capaz de reencontrar Joshua, vingando-se de todo o sofrimento que Aion impôs á todos aqueles que ela ama.

Muitas perguntas são reveladas ao longo da série, que mostra-se mais interessante á medida que avança,e bem como os personagens vamos nos surpreendendo com o que é revelado Especialmente no que se diz respeito á Joshua e Rosette. E, numa escala menor, o destino da irmã de Satella e a verdade sobre o padre Remmington ( está explicado a razão de ele ser tão bonito e gentil).

Chrno Crusade é uma obra de belos traços que conta uma história repleta de ação, mistério e drama. Possui ainda inúmeras referências bíblicas colocadas de forma criativa pelo autor, especialmente no que se diz respeito ás guerras reais e os três segredos de Fátima. Trata também da idéia dos sete pecados e das sete virtudes visíveis pela atitude e destino de cada personagem, principalmente aos demônios que acompanham Aion. E os acontecimentos, dispostos meticulosamente para se encaixar nos fatos reais da história mundial.





Qual razão levou Chrno a receber a alcunha de "Pecador"? Por quê Joshua admira e obedece Aion? Quem é realmente Fiore, a misteriosa jovem que se porta como irmã de Joshua? Por que Rosette passa a sofrer estigmas e qual sua conexão com a santa Maria Madalena? Essas são dúvidas que deverão ser respondidas á medida que são contadas.

Enfim, veja Chrno Crusade observando as diversas refências á bíblia e á história mundial, especialmente aquelas informações que ficam subtendidas como a de Maria Madalena; embora a personagem não tenha conexão com a pessoa que carrega o nome, certas comparações são inevitáveis. Como uma das muitas coisas que ela diz a Chrno, em especial esta: " Eu tenho apenas algumas memórias que creio serem minhas. E uma delas se refere á um casamento feliz e á uma morte aterrorizante."

~*~

 

Um comentário:

Anônimo disse...

cara, ta aí, nunca tive curiosidade por causa do jogo...mas parece bem interessante a história =)
.
qndo eu acabar de ver os que estou baixandoi, começo a ver este =)
.
mto bom^^
.
PS: numj disse q iria passar aqui?
;)
.
PS2: descobri q seu blog ta ha MUITO TEMPO linkado no meu o/
.
Mereço um link não?
=p
.
bjão Tsu!^^

Confira Também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...