13 de fev. de 2009

EL Hazard - comentário pessoal

Conheci El Hazard na época em que existia o BandKids e sem dúvida marcou de uma vez por todas meu ingresso no mundo dos mangás, juntamente com Tenchi Muyo. El Hazard me encantou desde o princípio dada sua história divertida e repleta de aventura.

Os personagens são muito carismáticos. É impossível não se encantar com Ifurita. No OVA por ela ser misteriosa e simplesmente encantadora, além de muito bonita. Na série, por ela ser simpática e absurdamente ingênua. É difícil encontrar uma personagem "burrinha" que realmente tenha personalidade, mas a Ifurita da série conseguiu isso. É impossível não gostar dela, diferente de personagens que tentaram seguir essa mesma linha(entenda: Misa de Death Note).

As três sacerdotisas possuem personalidades bem definidas e os super golpes do professor Fujisawa são bizarros e divertidos( como o Hiper Fujisawa Kick). E não podemos esquecer de Jinnai. Sem dúvida um dos melhores vilões já criados. Ele é capaz de arrancar risadas do mais sério humano e, apesar de estar sempre querendo atrapalhar os heróis, muitas vezes torcemos para ele, afinal o pobre só se ferra do começo ao fim. Sua histeria e paranóia com relação á Makoto chega a ser absurda e você conclui que ele, mesmo sendo tão "sem noção" é "o cara". E não podemos esquecer de sua risada, sem dúvida a mais estranha e engraçada de toda a história dos animes.

Mas claro que, como toda obra, El Hazard tambémp ossui alguns pontos negativos. Começando pelo segundo OVA, que além de não acrescentar nada á obra original é simplesmente chato. A série Alternative World poderia ter sido muito boa, se tivesse tido um roteiro decente e a presença de Ifurita (embora ela apareça na abertura, só surge em duas cenas na série toda). Parece que nos últimos capitulos os autores suprimiram completamente a história, ficando pouco elucidativo.

Também é um grande mistério a razão pela qual Ifurita e Princesa Rune Venus são tão diferentes com relação á serie e ao OVA. Mas até que tal mudança mostrou um bom resultado, como no caso de Ifurita. Embora a Rune Venus seja mais bonita e madura no OVA, ela mal aparece. Já na série de tv, ela sendo jovem e meiga atua como personagem feminina central. Quanto á Makoto ele não sofre nenhuma alteração nas séries. E, diferente dos heróis comuns, não é bobo ou sem atitude. O que serve pra justificar ele ter tantas garotas apaixonadas por ele(a lista é grande:Ifurita,Rune,Shayla,Nanami,Kwahoor...). Esse artifício é muito usado pelo criador(como em Tenchi Muyo) mas diferente do Tenchi, Makoto tem personlaidade e é bonitinho.

A única coisa sem explicação é: por que alterar o amor de Makoto na série de tv, já que ele e Ifurita formavam um belo casal? Talvez a resposta esteja em uma análise geral que pretendo abordar em outra resenha. Mas independente da série de tv e do OVA, El Hazard é realmente maravilhoso.

Nenhum comentário:

Confira Também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...